As origens do movimento latino-americano de história das ideias

  • Eugênio Rezende de Carvalho Universidade Federal de Goiás (UFG)
Palavras-chave: História das ideias latino-americanas, José Gaos, Francisco Romero

Resumo

O artigo explora comparativamente as contribuições do filósofo espanhol exilado no México, José Gaos (1900-1969), e do filósofo argentino de origem espanhola, Francisco Romero (1891-1962), para a constituição do movimento intelectual latino-americano de história das ideias, em torno de 1940. Pretende-se demonstrar como ambos os filósofos dariam início, de forma independente e paralela, a um amplo e intenso trabalho de produção, organização, orientação, incentivo e difusão dos estudos de história das ideias, inicialmente restrito ao âmbito de seus respectivos países.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eugênio Rezende de Carvalho, Universidade Federal de Goiás (UFG)
Professor e pesquisador vinculado à Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás, com atuação nas áreas de História das Américas, Pensamento Latino-americano, História das Ideias e História Intelectual na América Latina, Culturas e Identidades Latino-americanas, Teoria e Metodologia da História, História e Temporalidades.
Publicado
2012-12-31
Como Citar
Carvalho, E. R. de. (2012). As origens do movimento latino-americano de história das ideias. Estudos Ibero-Americanos, 38(2). https://doi.org/10.15448/1980-864X.2012.2.10778
Seção
Artigos