As políticas sociais como potencializadoras do desenvolvimento local-regional
Resumo
Este artigo busca refletir sobre a capacidade potencializadora que as Políticas Sociais (PS) representam em relação aos arranjos produtivos locais. Integra um projeto de pesquisa em desenvolvimento na Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul – Brasil. Procura situar o debate sobre as PS no Brasil a partir da década de 1990, evidenciando o embate entre um projeto de garantia de direitos e ampliação da cidadania, que emerge das lutas pelo fim do Regime Militar, e um projeto de contenção de direitos e restrição da cidadania, que advém da reestruturação capitalista e da adoção de políticas de recorte neoliberal. Realiza uma reflexão atual sobre o desenvolvimento, com destaque para a trajetória da Fronteira Noroeste. Finalmente, lança algumas inferências sobre a possibilidade que as PS representam para além da compensação das desigualdades e da luta por direitos.Palavras-chave – Políticas sociais. Desenvolvimento local-regional. Arranjos produtivos locais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.