Peculiaridades do trabalho policial militar
Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre as peculiaridades do trabalho do Policial Militar (PM). Para tanto, busca-se, inicialmente, descrever os elementos que compõem o processo de trabalho PM, discorrendo sobre os seus elementos fundamentais. Na seqüência, problematiza-se o trabalho do policial militar, caracterizando o cotidiano de execução dessa atividade, permeada paradoxalmente por uma mescla de rotina e incerteza. Além dos aspectos críticos, apontados em relação à rotina e à incerteza, acresce-se o compromisso de dedicação exclusiva (inclusive com o sacrifício da própria vida) e a exposição a intempéries, ao realizar o serviço de policiamento ostensivo. Após, destaca-se a questão da violência do/no trabalho, que determina, em última análise, a desproteção social do policial. Finalmente, sugerem-se estudos que dêem visibilidade aos aspectos referentes à violência inerente ao trabalho PM, que se constitui como uma das profissões expostas ao limite da incerteza da vida.Palavras-chave – Trabalho policial. Processo de trabalho. Violência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.