Django Livre e o Western: Uma aproximação com a teoria de André Bazin

Autores/as

  • Belisa Figueiró Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.1.22614

Resumen

Este trabalho apresenta a teoria do autor francês André Bazin sobre o western e suas diversas ramificações e alterações ao longo das últimas décadas, com especial aplicação na análise do filme Django Livre (Django Unchained, Quentin Tarantino, 2012), do diretor norte-americano Quentin Tarantino. Após tantas transformações e readaptações dos filmes ao gênero, será que Bazin legitimaria esta obra cinematográfica dentro dos cânones de pureza propostos por ele?

Biografía del autor/a

Belisa Figueiró, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É graduada em Comunicação Social/Jornalismo, com atuação no mercado cinematográfico. Foi produtora de informação e imagem do Programa Cinema do Brasil/Apex-Brasil, produtora editorial da coleção de livros "Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira", editora-assistente da Revista de Cinema e do Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual. Colaborou com a Tucuman Distribuidora de Filmes e também com os jornais Los Angeles Times e El Mundo.

Citas

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BAZIN, André. O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.

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Referências audiovisuais

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Publicado

2017-09-10

Número

Sección

Artículos