Django Livre e o Western: Uma aproximação com a teoria de André Bazin

Authors

  • Belisa Figueiró Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.1.22614

Abstract

Este trabalho apresenta a teoria do autor francês André Bazin sobre o western e suas diversas ramificações e alterações ao longo das últimas décadas, com especial aplicação na análise do filme Django Livre (Django Unchained, Quentin Tarantino, 2012), do diretor norte-americano Quentin Tarantino. Após tantas transformações e readaptações dos filmes ao gênero, será que Bazin legitimaria esta obra cinematográfica dentro dos cânones de pureza propostos por ele?

Author Biography

Belisa Figueiró, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É graduada em Comunicação Social/Jornalismo, com atuação no mercado cinematográfico. Foi produtora de informação e imagem do Programa Cinema do Brasil/Apex-Brasil, produtora editorial da coleção de livros "Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira", editora-assistente da Revista de Cinema e do Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual. Colaborou com a Tucuman Distribuidora de Filmes e também com os jornais Los Angeles Times e El Mundo.

References

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Referências audiovisuais

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Published

2017-09-10

Issue

Section

Articles