Django Livre e o Western: Uma aproximação com a teoria de André Bazin

Autores

  • Belisa Figueiró Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.1.22614

Resumo

Este trabalho apresenta a teoria do autor francês André Bazin sobre o western e suas diversas ramificações e alterações ao longo das últimas décadas, com especial aplicação na análise do filme Django Livre (Django Unchained, Quentin Tarantino, 2012), do diretor norte-americano Quentin Tarantino. Após tantas transformações e readaptações dos filmes ao gênero, será que Bazin legitimaria esta obra cinematográfica dentro dos cânones de pureza propostos por ele?

Biografia do Autor

Belisa Figueiró, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É graduada em Comunicação Social/Jornalismo, com atuação no mercado cinematográfico. Foi produtora de informação e imagem do Programa Cinema do Brasil/Apex-Brasil, produtora editorial da coleção de livros "Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira", editora-assistente da Revista de Cinema e do Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual. Colaborou com a Tucuman Distribuidora de Filmes e também com os jornais Los Angeles Times e El Mundo.

Referências

ALTMAN, Rick. Film/Genre. London: BFI, 2012.

BAZIN, André. O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BUSCOMBE, Edward. A ideia de gênero no cinema americano. In: RAMOS, Fernão (org.). Teoria contemporânea do cinema: documentário e narratividade ficcional, v. 2. São Paulo: Senac, 2005, p. 303 - 318.

FREYRE, Gilberto. Casa-Grande e Senzala. São Paulo: Global Editora, 2006.

Referências audiovisuais

CORBUCCI, Sergio. Django. [Filme-Vídeo] Produção B.R.C. Produzione Film, direção de Sergio Corbucci. Itália, 1966. 92 min. color. son.

TARANTINO, Quentin. Bastardos Inglórios. [Filme-Vídeo] Produção The Weinstein Company, direção de Quentin Tarantino. Estados Unidos, 2009. 153 min. color. son.

______. Django Livre. [Filme-Vídeo] Produção The Weinstein Company, direção de Quentin Tarantino. Estados Unidos, 2012. 165 min. color. son.

Downloads

Publicado

2017-09-10

Edição

Seção

Artigos