A cozinha pós-moderna do MasterChef Brasil: Social TV e mídia que se propaga no Twitter

Autores

  • Mateus Dias Vilela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Tauana Mariana Weinberg Jeffman Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.2.21984

Palavras-chave:

Televisão, Social TV, Twitter, Propagação.

Resumo

As redes sociais têm servido como ágoras na qual os indivíduos, em torno de conteúdos televisivos, reúnem-se dando origem ao fenômeno de Social TV. Dessa forma, a televisão, busca se adaptar a um novo cenário audiovisual ao criar conteúdos que se propagem e incitem a discussão e o compartilhamento. Diante deste contexto, este ensaio analisa o reality show MasterChef Brasil, ao perceber que este propagou-se ao potencializar o papel da Social TV e ao empoderar seu público presente no Twitter.

Biografia do Autor

Mateus Dias Vilela, Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutorando em Comunicação Social – PUCRS, Porto Alegre - Brasil / Mobilidade acadêmica com o doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, Braga – Portugal. Bolsista Capes. Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre, Brasil. Email: [email protected]

Tauana Mariana Weinberg Jeffman, Unisinos

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Comunicação – UNISINOS. Bolsista CAPES. Mestre em Comunicação Social – PUCRS. Bacharel em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda – UNIPAMPA. E-mail: [email protected].

Referências

BAND. Band contrata revelação do MasterChef Brasil. 2015. Online. Disponível em: <http://www.band.com.br/masterchefbrasil>. Acesso em: 22 Set. 2015.

BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin. Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

BBC. MasterChef. 2015. Online. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/masterchef>. Acesso em: 22 Set. 2015.

BULKELEY, William. Ten breakthrough Technologies. MIT Technology Review, Maio, 2010. Disponível em: <http://www.technologyreview.com/lists/technologies/2014/>. Acesso em: 20 Out. 2014.

CESAR, Pablo; GEERTS, David. Understanding social TV: a survey. European Community’s Seventh Framework programme, 2012. Disponível em: <http://nem-summit.eu/wp-content/plugins/alcyonis-event-agenda//files/Understanding-Social-TV-A-Survey.pdf>. Acesso em: 19 Out. 2014.

CORRÊA, Elizabeth Saad; COUTINHO, Marcelo Lima. O impacto das mídias sociais nas empresas informativas: transformações no processo produtivo. In: BRITTOS, Valério Cruz. (Org). Digitalização e práticas sociais. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2009. pp. 23-42.

FECHINE, Yvana. Elogio à programação: repensando a televisão que não desapareceu. In: CARLÓN, Mario; FECHINE, Yvana (Orgs). O fim da televisão. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2014. pp. 114-131.

HARBOE, Gunner. In search of social television. In: CESAR, Pablo; GEERTS, David; CHORIANOPOULOS, Konstantinos. Social Interactive Television: Immersive Shared Experiences and Perspectives. IGI Global: Pensilvânia, 2009.

IBOPE MEDIA. Rankings. 2015. Online. Disponível em: <http://www.ibopemedia.com/conteudo/dados-rankings/ittr/>. Acesso em: 26 Set. 2015.

JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.

JOHNS, Mark. Two screen viewing and social relationships. Exploring the invisible backchannel of TV viewing. In: Proceedings cultural attitudes towards communication and technology 2012. Murdoch: Murdoch University, 2012. Disponível em: <http://sammelpunkt.philo.at:8080/2159/>. Acesso em: 20 Out. 2014.

LEMOS, André. Cibercultura. Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2010.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos - o declínio do individualismo. São Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (Orgs). Ethos Discursivo. São Paulo: Contexto, 2008.

MÉDOLA, Ana Sílvia Lopes Davi; SILVA, Elissa Schpallir. Segunda tela: interatividade, conteúdo extra e socialização. In: Colóquio Mídia e tecnologia. Bauru, 2013. Disponível em: <http://www.faac.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/MestradoeDoutorado/TelevisaoDigital/elissa.pdf>. Acesso em: 19 Out. 2014.

MONTPETIT, Marie-José; KLYM, Natalie; BLAIN, Emmanuel. The future of mobile TV: when mobile TV meets the internet and social networking. In: Mobile TV customizing content and experience. London: Springer, 2010.

PADIGLIONI, Cristina. Masterhef se despede ensinando como engajar a audiência no Twitter. Estadão. 2015. Online. Disponível em: <http://cultura.estadao.com.br/noticias/televisao,masterchef-se-despede-ensinando-como-engajar-audiencia-via-twitter,1762109>. Acesso em: 22 Set. 2015.

PRIMO, Alex. A TV interativa chegou no Twitter. In: Dossiê Alex Primo. 2010. Online. Disponível em: <http://alexprimo.com/2010/04/28/a_tv_interativa_chegou_no_twitter/>. Acesso em: 20 Out. 2014.

PROULX, Mike; SHEPATIN, Stacey. Social TV. How marketers can reach and engage audiences by connecting television to the web, social media, and mobile. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc. 2012.

ROSE, Frank. The art of immersion. How the digital generation is remaking Hollywwod, Madison Avenue, and the way we tell stories. New York: WWNorton & Company, 2011.

SCHATZ, Raimund; BAILLIE, L.; FRÖHLICH, P.; GRECHENIG, T. “What Are You Viewing?” Exploring the Pervasive Social TV Experience. In: Mobile TV customizing content and experience. London: Springer, 2010. pp.255-290.

SCOLARI, Carlos A. O tempo da “hipertelevisão”. [6 de março, 2012]. São Paulo: Observatório de Imprensa. Entrevista concedida a Calor Tourinho.

SCOLARI, Carlos A. This is the end? As intermináveis discussões sobre o fim da TV. In: CARLÓN, Mario; FECHINE, Yvana (Orgs). O fim da televisão. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2014. pp. 34-53.

TANNER, Christy. The Value of Social TV Impressions. In: TVNextConference. 2013. Online. Disponível em: <http://issuu.com/tvguidemarketing/docs/socialtvimpressions?mode=window&backgroundColor=%23222222>. Acesso em: 20 Out. 2014.

TOFFLER, Alvin. A Terceira Onda. São Paulo: Editora Record, 1980.

VERÓN, Eliseo. Semiótica come sociosemiótica. Intervista a Eliseo Verón. In: SCOLARI, Carlos; BERTETTI, P. (eds). Mediamerica. Semiótica e analisi dei media a America Latina. Torino: Cartman Edizioni, 2007.

VOLLMER, Christopher; PRECOURT, Geoffrey. Sempre Ligado!: propaganda, marketing e mídia em uma era controlada pelo consumidor. Porto Alegre: Bookman, 2010.

ZWAANEVELD, Jarno. Comparing Social TV approaches: a look into enjoyment, presence and awareness. 11th student conference on IT, Enchede June 29th, 2009. University of Twente, Faculty of electrical engineering, Mathematics and computer science.

Downloads

Publicado

2016-02-16

Edição

Seção

Dossiê 65 anos de TV no Brasil