Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMf

Autores

  • Sandra Maria Leal Alves PUCRS

Palavras-chave:

Leitura, Ressonância magnética funcional, Compreensão leitora

Resumo

Esta pesquisa, inserida no âmbito da Psicolingüística e com interface com a Neurociência, tem por objetivo mapear o funcionamento do cérebro durante a atividade de leitura de textos do gênero científico. As teorias que fundamentam este trabalho situam-se nas áreas da linguística, neurociência e neurofisiologia – numa integração que busca analisar aspectos das funções cognitivas superiores envolvidos na leitura e compreensão textual. A amostra constitui-se de duas universitárias do curso de Letras/Inglês, que se submeteram o pré-teste e pós-teste de Ressonância Magnética funcional, processo esse entremeado pela aplicação de aulas de intervenção pedagógica. Os resultados obtidos permitem inferir que o ensino sistemático de estratégias de leitura e de características textual-discursivas favorece a aprendizagem e melhora o desempenho dos alunos no que se refere à compreensão leitora.

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Como Citar

Alves, S. M. L. (2010). Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMf. Letras De Hoje, 45(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8126