Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMf

Autores/as

  • Sandra Maria Leal Alves PUCRS

Palabras clave:

Leitura, Ressonância magnética funcional, Compreensão leitora

Resumen

Esta pesquisa, inserida no âmbito da Psicolingüística e com interface com a Neurociência, tem por objetivo mapear o funcionamento do cérebro durante a atividade de leitura de textos do gênero científico. As teorias que fundamentam este trabalho situam-se nas áreas da linguística, neurociência e neurofisiologia – numa integração que busca analisar aspectos das funções cognitivas superiores envolvidos na leitura e compreensão textual. A amostra constitui-se de duas universitárias do curso de Letras/Inglês, que se submeteram o pré-teste e pós-teste de Ressonância Magnética funcional, processo esse entremeado pela aplicação de aulas de intervenção pedagógica. Os resultados obtidos permitem inferir que o ensino sistemático de estratégias de leitura e de características textual-discursivas favorece a aprendizagem e melhora o desempenho dos alunos no que se refere à compreensão leitora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Alves, S. M. L. (2010). Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMf. Letras De Hoje, 45(3). Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8126