Os sentidos da expressão “Quem lacra não lucra” em um filme publicitário do Burger King
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2021.3.40338Palavras-chave:
Círculo de Bakhtin, Outvertising, Lacrar, Comunidade LGBTQIAResumo
O crescente engajamento de empresas em relação à causa LGBTQIA+ defronta-se com uma força conservadora, da qual nasce a expressão “Quem lacra não lucra”. Para compreendermos mais sobre esse embate discursivo, objetivamos analisar como essa expressão é (re)construída, em termos de sentido, em um anúncio publicitário veiculado, em 26/06/2020, pela filial brasileira da franquia Burguer King. Como sustentação teórica, apoiamo-nos em escritos do Círculo de Bakhtin e no conceito publicitário de outvertising (MOZDZENSKI, 2019). Os resultados da análise mostram que a expressão é trazida, a priori, pela voz e valoração dos conservadores, mas, em confronto com algumas estratégias textuais e discursivas, vai sendo enfraquecida até que, por fim, é ressignificada como um discurso de apoio à comunidade LGBTQIA+.
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