Os sentidos da expressão “Quem lacra não lucra” em um filme publicitário do Burger King

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2021.3.40338

Palavras-chave:

Círculo de Bakhtin, Outvertising, Lacrar, Comunidade LGBTQIA

Resumo

O crescente engajamento de empresas em relação à causa LGBTQIA+ defronta-se com uma força conservadora, da qual nasce a expressão “Quem lacra não lucra”. Para compreendermos mais sobre esse embate discursivo, objetivamos analisar como essa expressão é (re)construída, em termos de sentido, em um anúncio publicitário veiculado, em 26/06/2020, pela filial brasileira da franquia Burguer King. Como sustentação teórica, apoiamo-nos em escritos do Círculo de Bakhtin e no conceito publicitário de outvertising (MOZDZENSKI, 2019). Os resultados da análise mostram que a expressão é trazida, a priori, pela voz e valoração dos conservadores, mas, em confronto com algumas estratégias textuais e discursivas, vai sendo enfraquecida até que, por fim, é ressignificada como um discurso de apoio à comunidade LGBTQIA+.

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Biografia do Autor

Rafael Vitória Alves, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil.

Doutorando em Estudos Linguísticos na Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Maringá, PR, Brasil; analista educacional na Pixeon, em Florianópolis, SC, Brasil.

Edson Carlos Romualdo, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil.

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em Assis, SP, Brasil; professor do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias (DTL) e do Programa de Pós-graduação em Letras (PLE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Maringá, PR, Brasil.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Alves, R. V. ., & Romualdo, E. C. (2021). Os sentidos da expressão “Quem lacra não lucra” em um filme publicitário do Burger King. Letras De Hoje, 56(3), 639–653. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2021.3.40338

Edição

Seção

Dossiê: Estudos Bakhtinianos Contemporâneos