Grammatical and communicative competences as one: a study on symbouletic modality

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2017.3.29361

Palavras-chave:

Semântica, Modalidade simboulética, Pragmática, Significado procedural

Resumo

***Competências gramatical e comunicativa integradas: um estudo da modalidade simboulética***

O presente artigo busca a conscientizar sobre a importância de uma abordagem integrada de semântica e pragmática no ensino, especialmente a respeito da competência linguístico-comunicativa na sala de aula de língua adicional. Para dar suporte a isto, discutimos a modalidade simboulética, um fenômeno da linguagem natural que ocorre precisamente na interface entre forma e uso. Primeiramente, discutimos o arcabouço teórico de Kratzer (1981, 1991, 2012) para a modalidade em linguagem natural, além da proposta de Yanovich (2013a, 2013b) para a modalidade simbulética. Depois, discutimos as ferramentas da pragmática cognitiva para analisar o processamento da linguagem, especialmente em relação ao significado procedural e conceitual, baseados na Teoria da Relevância, de Sperber e Wilson (1995). Finalmente, via esta ilustração, reforçamos nosso argumento original, esperando construir uma ponte que diminua a distância que por vezes é encontrada entre a pesquisa em linguística e a pedagogia de língua adicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLAKEMORE, Diane. Semantic Constraints on Relevance. Oxford: Blackwell, 1987.

BLAKEMORE, Diane. Relevance and linguistic meaning: The semantics and pragmatics of discourse markers. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

BACH, Kent. Impliciture vs. explicature: What's the difference? Paper delivered at Workshop on Explicit Communication. Granada, 2006.

CARSTON, Robyn. Metaphor, ad hoc concepts and word meaning – more questions than answers. UCL working papers in linguistics, v. 14, p. 83-105, 2002.

CARSTON, Robyn. Lexical pragmatics, ad hoc concepts and metaphor: from a relevance theory perspective. Italian Journal of Linguistics, v. 22, n. 1, p. 153-180, 2010.

GIBBS, Raymond; TENDHAL, Markus. Cognitive Effort and Effects in Metaphor Comprehension: Relevance Theory and Psycholinguistics. Mind & Language, v. 21, n. 3, p. 379-403, 2006.

KRATZER, Angelika. The Notional Category of Modality. In: EIKMEYER, H. J.; RIESER, H. (Org.). Words, Worlds and Contexts. Berlin and New York: de Gruyter. 1981. p. 38-74.

KRATZER, Angelika. Modality. In: STECHOW, Arnim Von; WUNDERLICH, Dieter. Semantik/Semantics: An International Handbook of Contemporary Research. Berlin: de Gruyter Mouton, 1991. p. 639-650.

KRATZER, Angelika. Modals and Conditionals: New and Revised Perspectives. New York: Oxford University Press, 2012. Vol. 36.

LEVINSON, Stephen C. Presumptive Meanings: the theory of generalized conversational implicature. Cambridge: MIT Press, 2000.

MONAWAR, Monica; STREY, Claudia. The interference of prosody in interpretation of symbouletic modality: a study of Brazilian Portuguese. In: Buja , Elena; Mada , Stanca. Structure, use, and meaning in intercultural settings. Braşov: Editora Universitatii Transilvania, 2015. p. 169-180.

MONAWAR, Monica. The imperfective as symbouletic marking in Brazilian Portuguese modals. (In prep.).

OLIVEIRA, Roberta Pires de; SCARDUELLI, Jaqueline Alves. Explicando as diferenças semânticas entre TER QUE e DEVER: uma proposta em semântica de mundos possíveis. Alfa, São Paulo, v. 52, n. 1, p. 215-234, 2008.

PESSOTTO, Ana Lúcia. Força e evidência: uma análise teórico-experimental da semântica de 'pode', 'deve' e 'tem que'. 2015. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

RECANATI, François. Literal Meaning. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Relevance: Communication and Cognition. 2. ed. Cambridge: Blackwell Publishing, 1995 (1986).

FINTEL, Kai Von; IATRIDOU, Sabine. How to Say Ought in Foreign: The Composition of Weak Necessity Modals. In: GUERÓN, Jacqueline; LECARME, Jacqueline (Ed.). Time and Modality. New York: Springer, 2008. p. 115-141.

WHARTON, Tim. Pragmatics and Non-Verbal Communication. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

WHARTON, Tim. That bloody so-and-so has retired: expressives revisited. Lingua, v. 175-176, 2015.

WILSON, Deirdre; SPERBER, Dan. Relevance Theory. Linguistics, Psychology/Psycholinguistics, v. 26, 2014.

WILSON, Deirdre; SPERBER, Dan. Linguistic form and relevance.

Lingua, v. 90, n. 1, p. 1-25, 1993.

WILSON, Deirdre; CARSTON, Robyn. A unitary approach to lexical pragmatics: relevance, inference and ad hoc concepts. In: BURTON-ROBERTS, Noel (Ed.). Pragmatics (Basingstoke: Palgrave Mauage), v. 21, n. 3, p. 379-403, 2006.

YANOVICH, Igor. Four pieces for modality, context and usage. PhD dissertation – Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, 2013.

YANOVICH, Igor. On advice modality. Los Angeles: UCLA, 2013b.

Downloads

Publicado

2017-12-07

Como Citar

Strey, C., & Monawar, M. (2017). Grammatical and communicative competences as one: a study on symbouletic modality. Letras De Hoje, 52(3), 294–301. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2017.3.29361