Olhar fracionado e face expressionista: a construção da personagem em Samuel Rawet

Autores

  • Maria Isabel Edom Pires Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2017.25808

Palavras-chave:

Artes plásticas, Samuel Rawet, Translação, Imigração

Resumo

O artigo visa discutir a presença das artes plásticas e da fotografia na construção da personagem Ida do conto “A prece” de Samuel Rawet. Pergunta-se sobre o significado do emprego de diversos recursos de picturalidade, notadamente as alusões ao Cubismo e ao Expressionismo, para narrar a história da imigrante judia. Questiona-se o motivo pelo qual ela é vista e mostrada de forma seccionada e deformada. Com base nas teorias sobre translação e transposição entre artes (Moser, Clüver, Louvel), aponta-se para alguns sentidos pelos quais se passa de uma arte a outra, entendendo o tema da imigração como o catalizador de muitos deles.

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Biografia do Autor

Maria Isabel Edom Pires, Universidade de Brasília

Departamento de Teoria Literária e Literaturas

Literatura Brasileira

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Publicado

2017-11-22

Como Citar

Pires, M. I. E. (2017). Olhar fracionado e face expressionista: a construção da personagem em Samuel Rawet. Letras De Hoje, 52(2), 200–205. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2017.25808