Tarefa de escrita de palavras/pseudopalavras para adultos: abordagem da neuropsicologia cognitiva

Autores/as

  • Jaqueline de Carvalho Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jerusa Fumagalli de Salles Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Escrita de palavras, Neuropsicologia cognitiva, Disgrafia

Resumen

O presente artigo apresenta o processo de construção de uma tarefa de escrita de palavras/pseudopalavras para adultos, de acordo com a abordagem da neuropsicologia cognitiva. O processo de construção seguiu seis etapas: 1) seleção dos critérios psicolinguísticos; 2) seleção dos itens para a tarefa; 3) revisão da primeira versão por juízes especialistas; 4) reformulações após retorno dos juízes e construção da segunda versão da tarefa; 5) envio à análise de juízes da nova versão; 6) versão final da tarefa. Foram incluídos 72 estímulos divididos em frequentes (24 palavras) e não frequentes (24 palavras) e 24 pseudopalavras. Cada grupo de estímulos foi organizado em regular, irregular, curtos e longos. Com essa tarefa pretende-se contribuir com a avaliação neuropsicológica cognitiva das disgrafias adquiridas e do desenvolvimento, assim como caracterizar o perfil de escrita de grupos clínicos e de adultos saudáveis com diferentes características sociodemográficas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jaqueline de Carvalho Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Jerusa Fumagalli de Salles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Instituto de Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Publicado

2013-04-11

Cómo citar

Rodrigues, J. de C., & de Salles, J. F. (2013). Tarefa de escrita de palavras/pseudopalavras para adultos: abordagem da neuropsicologia cognitiva. Letras De Hoje, 48(1), 50–58. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/11960

Número

Sección

Estudos Empíricos de Processos Cognitivos da Leitura