Tarefa de escrita de palavras/pseudopalavras para adultos: abordagem da neuropsicologia cognitiva
Palabras clave:
Escrita de palavras, Neuropsicologia cognitiva, DisgrafiaResumen
O presente artigo apresenta o processo de construção de uma tarefa de escrita de palavras/pseudopalavras para adultos, de acordo com a abordagem da neuropsicologia cognitiva. O processo de construção seguiu seis etapas: 1) seleção dos critérios psicolinguísticos; 2) seleção dos itens para a tarefa; 3) revisão da primeira versão por juízes especialistas; 4) reformulações após retorno dos juízes e construção da segunda versão da tarefa; 5) envio à análise de juízes da nova versão; 6) versão final da tarefa. Foram incluídos 72 estímulos divididos em frequentes (24 palavras) e não frequentes (24 palavras) e 24 pseudopalavras. Cada grupo de estímulos foi organizado em regular, irregular, curtos e longos. Com essa tarefa pretende-se contribuir com a avaliação neuropsicológica cognitiva das disgrafias adquiridas e do desenvolvimento, assim como caracterizar o perfil de escrita de grupos clínicos e de adultos saudáveis com diferentes características sociodemográficas.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Letras de Hoje implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letras de Hoje como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.