A leitura do gênero conto infantil: entendendo as estratégias do leitor

Autores/as

  • Monica de Souza Serafim Universidade Federal do Ceará
  • Glaís Sales Cordeiro Universidade de Genebra

Palabras clave:

Estratégias de leitura, Ensino Fundamental, Gênero conto

Resumen

Este trabalho tem por objetivo investigar as estratégias de leitura que os alunos de 1ª a 3ª séries do ensino fundamental utilizam para a leitura do gênero conto. Empreenderemos nosso trabalho baseando-nos, principalmente, nas contribuições de Giasson (1996), Kress e van Leeuwen (1996), Solé (1998), Harvey e Goudvis (2008), Mills (2009) e Girotto e Souza (2010). Para realizar este trabalho, utilizamos um corpus composto por nove entrevistas semiestruturadas realizadas no momento em que os alunos liam o conto Ali Babá e os 40 ladrões. Nosso estudo acerca dessas construções mostrou que as crianças tratam a leitura do desenho e do material escrito como um continuum, além de mostrar a importância de se conhecer os caminhos, as estratégias que elas usam para compreender um texto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Monica de Souza Serafim, Universidade Federal do Ceará

é Doutora em Linguística, Pós-Doutoranda na Faculdade de Psicologia e Educação na Universidade de Genebra e professora do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma universidade. Atualmente, é professora do setor de Teoria e Prática do Ensino de Língua Portuguesa e desenvolve pesquisas nas áreas de Aquisição, Desenvolvimento e Processamento da Linguagem e de Linguística Aplicada. É membro do Grupo de Estudos do Universo da Criança (GEUC) e do Grupo de Estudos Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA)

Publicado

2013-05-20

Cómo citar

Serafim, M. de S., & Cordeiro, G. S. (2013). A leitura do gênero conto infantil: entendendo as estratégias do leitor. Letras De Hoje, 48(2), 253–261. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/11905