Multimodalidade da linguagem: constituindo gêneros do discurso

Autores/as

  • Lara Teixeira Carneiro Universidade de Montréal

Palabras clave:

Interações, Gêneros do discurso, Multimodalidade, Criança, Implante coclear

Resumen

A partir de autores como Bruner (1964, 1966a, 1966b, 1969, 1983) e McNeill (1985) no que diz respeito à aquisição da linguagem e gestualidade respectivamente e Bakhtin (1979), no que se refere aos gêneros textuais, analisamos dados de uma díade fonoaudióloga-criança francófona canadense implantada coclear. A análise revela que a criança se insere nos gêneros do discurso dentro da esfera terapêutica fazendo uso da multimodalidade – uso de gestos concomitantes às produções verbais – tal como propõe McNeill (1985), quando afirma que gesto e fala partem de uma mesma matriz de significação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lara Teixeira Carneiro, Universidade de Montréal

Possui graduaàao em Fonoaudiologia pela Universidade Catolica de Pernambuco, Mestrado em Ciencias da Linguagem pela Universidade Catolica de Pernambuco e Doutorado em Ciencias da Linguagem pela Universidade de Limoges - França. Tem experiencia nas areas de: Linguagem, com enfase em reabilitaçao auditiva, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, aquisiçao da linguagem, implante coclear.

Publicado

2013-04-11

Cómo citar

Carneiro, L. T. (2013). Multimodalidade da linguagem: constituindo gêneros do discurso. Letras De Hoje, 48(1), 108–115. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/11755