Manuais didáticos e literatura infantil: as leituras infantis no Brasil e em Portugal

Autores/as

  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista
  • Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto Universidade Estadual Paulista
  • Rita Simões Universidade do Minho

Palabras clave:

Literatura Infantil, Manuais Escolares, Leitura Cooperativa, Leitor Crítico

Resumen

O manual escolar é um importante recurso pedagógico no contexto de sala de aula, sendo frequentemente o único. Todavia, uma análise de livros didáticos de ensino de Língua Materna tanto no Brasil quanto em Portugal permite-nos detectar a existência de importantes obstáculos didáticos a uma efetiva aprendizagem da língua em sua potencialidade humanizadora. Neste texto apresentamos os resultados de um projeto que teve como primeiro objetivo levar para a sala de aula um livro de literatura infantil substituindo as adaptações que abundam nos manuais. Partindo deste livro foram feitas atividades antes, durante e depois da leitura com uma turma de crianças portuguesas e outra de crianças brasileiras 4º ano de escolaridade, tais atividades objetivaram à formação de crianças leitoras.

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Biografía del autor/a

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) , mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) , doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), pós-doutorado pela University of British Columbia (2001) e pela Ohio State University (2005). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, professor visitante da Universidade do Minho, Membro de corpo editorial da Leitura. Teoria & Prática (Campinas) (0102-387X), Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e Membro de corpo editorial da Reading Research Quarterly. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura e Ensino, Literatura e Ensino, Poesia e Ensino.

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Universidade Estadual Paulista

Mestre pela Universidade Federal de São Carlos e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Marília), onde está vinculada ao Departamento de Didática e integra o Programa de Pós-Graduação em Educação, dividindo a liderança do Grupo de Pesquisa “Processos de Leitura e Escrita: apropriação e objetivação”. Tem duas militâncias – o direito das crianças à infância e à educação (e nelas, a leitura e escrita e a literatura infantil e juvenil) – além de uma fé inabalável no Brasil e no povo brasileiro.

Rita Simões, Universidade do Minho

Mestre em Estudos da Criança – Análise Textual e Literatura Infantil pela Universidade do Minho, Braga, Portugal. Professora de Português e Inglês do 1º. E 3º. Ciclos do Ensino Básico e Secundário. Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Publicado

2013-05-20

Cómo citar

Souza, R. J. de, Girotto, C. G. G. S., & Simões, R. (2013). Manuais didáticos e literatura infantil: as leituras infantis no Brasil e em Portugal. Letras De Hoje, 48(2), 262–269. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/11434