Camperando a linguagem

Práticas discursivas de streamers a partir do jogo Dead By Daylight

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2021.3.40704

Palavras-chave:

Círculo de Bakhtin, Dialogismo, Game Studies, Streamers, Dead By Daylight

Resumo

Os jogadores do game Dead By Daylight (DBD) enunciam uma linguagem sociotípica que produz a comunicabilidade em um espaço-tempo sígnico que dialoga com diversas temáticas horríficas. Considerando esse cenário, este artigo apresenta resultados de pesquisa investigativa sobre os modos de articulação da linguagem advinda de práticas discursivas interacionais com o jogo DBD. O corpus se constitui de recortes de streams de quatro streamers da plataforma Facebook Gaming, totalizando oito amostras. A análise, a partir da concepção dialógica do discurso do Círculo de Bakhtin, mobilizou conceitos como heterogeneidade da linguagem, dialogismo e heterodiscurso. Os resultados salientaram algumas estratégias linguísticas empregadas, entre elas, acronismos, deslizamentos de sentido e a mobilização de empréstimos linguísticos.

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Biografia do Autor

Maria de Lourdes Rossi Remenche, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Pós-doutora em Educação pela Universidade do Minho (UM), em Braga, distrito de Braga, Portugal; Doutora em Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), em São Paulo, SP, Brasil. Professora Associada do Departamento de Linguagem e Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, PR, Brasil; e Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA).

Gilmar Montargil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, PR, Brasil; mestrando em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre, RS, Brasil; membro do Núcleo de Pesquisa Corporalidades do Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC).

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Remenche, M. de L. R. ., & Montargil, G. (2021). Camperando a linguagem: Práticas discursivas de streamers a partir do jogo Dead By Daylight. Letras De Hoje, 56(3), 668–685. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2021.3.40704

Edição

Seção

Dossiê: Estudos Bakhtinianos Contemporâneos