Desenvolvimento de programas de estimulação cognitiva para adultos idosos: modalidades da Literatura e da Neuropsicologia

  • Maria Tereza Amodeo PUCRS
  • Tânia Maria Netto PUCRJ
  • Rochele Fonseca Paz PUCRS e Université de Montréal
Palavras-chave: Envelhecimento, Cognição, Intervenção, Literatura, Neuropsicologia

Resumo

Em face do aumento significativo e progressivo da longevidade no mundo e no Brasil, ações de promoção de saúde e de educação específicas para adultos idosos saudáveis são essenciais e socialmente relevantes. Este artigo visa a apresentar o planejamento de dois programas de intervenção cognitiva para adultos de 60 a 80 anos de idade, em modalidade indireta, da Literatura, e direta, da Neuropsicologia. A partir de consulta à bibliografia internacional e nacional específicas e da técnica de brainstorming com profissionais envolvidos na área de intervenção, foram construídos dois programas a serem administrados em grupo de, no máximo, 10 pessoas, com avaliação neuropsicológica pré e pós-intervenção, em 12 sessões de duração de uma hora e meia cada. O programa de intervenção advindo da Literatura propõe atividades de linguagem oral e escrita envolvendo a modalidade literária poesia. O programa de intervenção oriundo da Neuropsicologia abrange atividades de treinamento cognitivo com técnicas específicas de estimulação de quatro componentes cognitivos da função memória de trabalho. Tais programas parecem atender as sugestões metodológicas presentes na bibliografia da área e devem ser desenvolvidos com dois grupos de adultos idosos para a verificação de sua eficácia na cognição humana. Estimula-se a promoção de mais ações interventivas no contexto na multidisciplinaridade em busca da estimulação cognitiva de adultos idosos.

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Como Citar
Amodeo, M. T., Netto, T. M., & Paz, R. F. (2010). Desenvolvimento de programas de estimulação cognitiva para adultos idosos: modalidades da Literatura e da Neuropsicologia. Letras De Hoje, 45(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8121
Seção
Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e Interfaces 10 anos de existência do CELIN