Gilbert Durand e a pedagogia do imaginário

  • Alberto Filipe Araújo
  • Maria Cecília Sanchez Teixeira
Palavras-chave: Imaginário, Gilbert Durand, Pedagogia

Resumo

A partir da concepção de uma cultura do imaginário estabelecida por Gilbert Durand, a qual consiste em estudar o modo como as imagens são produzidas e transmitidas e como ocorre a sua recepção, este estudo busca, primeiramente, aprofundar a ideia de imaginário para, em um segundo momento, apresentar o tipo de pedagogia que mais convém ao imaginário. Nesse sentido, essa pedagogia deve, além de equilibrar os dois regimes de imagem estabelecidos pelo teórico, abarcar uma pedagogia da preguiça, da libertação reprimida e dos lazeres.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Araújo, A. F., & Teixeira, M. C. S. (2010). Gilbert Durand e a pedagogia do imaginário. Letras De Hoje, 44(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/6539
Seção
Teorias e Leituras do Imaginário