Formação de professores de PLAc

(re)territorialização, educação do entorno e interculturalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44802

Palavras-chave:

português como língua de acolhimento (PLAc), formação de professor, (re)territorialização, educação do entorno, interculturalidade.

Resumo

A área de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) – uma vertente da Linguística Aplicada e de Português como Língua Adicional (PLA) – se dedica ao ensino da língua portuguesa a migrantes de crise que desejam se integrar mais plenamente à sociedade brasileira. A área é relativamente nova e uma de suas principais necessidades está relacionada à formação de professor. Considerando iniciativas de ensino implementadas em contextos variados de PLAc, assim como experiências compartilhadas em aula por alunos do Projeto Pró-Imigrantes, este estudo sugere que a formação do professor de PLAc deve ajudá-lo a refletir sobre os seguintes aspectos: a) a (re)territorialização; b) a educação do entorno; e c) a interculturalidade. A mobilização desses três conceitos se baseia no trabalho de autores como Bizon (2013), Campano (2007), Cavalcanti (2013), Haesbaert (2004), Maher (2007), Mendes (2019) e Santos (2004). A compreensão do docente acerca desses conceitos e sua habilidade para incorporá-los em aula contribuirá para a aprendizagem linguística do aluno e a sua integração à sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

Desirée de Almeida Oliveira, Brigham Young University, Department of Spanish and Portuguese, Provo, UT, Estados Unidos

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil. Professora assistente de português na Brigham Young University, em Utah, EUA, onde também atua na formação de professores

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Publicado

2023-11-29

Como Citar

de Almeida Oliveira, D. (2023). Formação de professores de PLAc: (re)territorialização, educação do entorno e interculturalidade. Letras De Hoje, 58(1), e44802. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44802

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de Português como Língua Adicional (PLA)