As atividades de pré-leitura podem reduzir as demandas de processamento na memória de trabalho:
Um estudo quase-experimental correlacional com estudantes (aprendizes) brasileiros de inglês como língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44423Palavras-chave:
Atividades de pré-leitura, Capacidade de memória de trabalho, Compreensão leitoraResumo
Pesquisas em leitura descobriram que as atividades de pré-leitura afetam positivamente a compreensão, podendo também atuar como uma ferramenta para reduzir as demandas de processamento na memória de trabalho (ROSCIOLI; TOMITCH, 2022). O presente estudo investigou se havia uma correlação entre a capacidade de memória de trabalho de estudantes brasileiros de inglês nos níveis pré-intermediário e avançado medida pelo Reading Span Test e seus resultados obtidos em testes de compreensão após receber tratamento com duas atividades de pré-leitura: Redefinição Contextual e Organizador Gráfico (MOORE; READENCE; RICKELMAN, 1999). A primeira focou na construção do vocabulário, enquanto a última visava o padrão organizacional do texto. Havia duas medidas dependentes: recordação livre escrita e perguntas de compreensão. Nossa hipótese era que os tratamentos mudariam as correlações entre a capacidade de memória de trabalho dos leitores e seu desempenho nas tarefas. Especificamente, esperávamos que as correlações entre a memória de trabalho e a compreensão fossem menores nas condições de tratamento em comparação com o controle. Os resultados revelam que as atividades podem afetar a compreensão da leitura de maneira diferente, dependendo da proficiência dos alunos. As correlações entre a memória de trabalho e as pontuações nas perguntas de compreensão foram menores quando os participantes avançados receberam tratamento com a Redefinição Contextual. Por outro lado, houve um aumento nas correlações entre a memória de trabalho e os escores na tarefa de recordação livre escrita quando o grupo pré-intermediário recebeu tratamento com a mesma atividade de pré-leitura. Além disso, houve uma diminuição nas correlações entre memória de trabalho e os escores de recordação livre escrita quando os participantes pré-intermediários receberam tratamento com a atividade Organizador Gráfico. No todo, a Redefinição Contextual reduziu as demandas de processamento para os participantes avançados, enquanto o Organizador Gráfico fez o mesmo para o grupo pré-intermediário.
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