As atividades de pré-leitura podem reduzir as demandas de processamento na memória de trabalho:

Um estudo quase-experimental correlacional com estudantes (aprendizes) brasileiros de inglês como língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44423

Palavras-chave:

Atividades de pré-leitura, Capacidade de memória de trabalho, Compreensão leitora

Resumo

Pesquisas em leitura descobriram que as atividades de pré-leitura afetam positivamente a compreensão, podendo também atuar como uma ferramenta para reduzir as demandas de processamento na memória de trabalho (ROSCIOLI; TOMITCH, 2022). O presente estudo investigou se havia uma correlação entre a capacidade de memória de trabalho de estudantes brasileiros de inglês nos níveis pré-intermediário e avançado medida pelo Reading Span Test e seus resultados obtidos em testes de compreensão após receber tratamento com duas atividades de pré-leitura: Redefinição Contextual e Organizador Gráfico (MOORE; READENCE; RICKELMAN, 1999). A primeira focou na construção do vocabulário, enquanto a última visava o padrão organizacional do texto. Havia duas medidas dependentes: recordação livre escrita e perguntas de compreensão. Nossa hipótese era que os tratamentos mudariam as correlações entre a capacidade de memória de trabalho dos leitores e seu desempenho nas tarefas. Especificamente, esperávamos que as correlações entre a memória de trabalho e a compreensão fossem menores nas condições de tratamento em comparação com o controle. Os resultados revelam que as atividades podem afetar a compreensão da leitura de maneira diferente, dependendo da proficiência dos alunos. As correlações entre a memória de trabalho e as pontuações nas perguntas de compreensão foram menores quando os participantes avançados receberam tratamento com a Redefinição Contextual. Por outro lado, houve um aumento nas correlações entre a memória de trabalho e os escores na tarefa de recordação livre escrita quando o grupo pré-intermediário recebeu tratamento com a mesma atividade de pré-leitura. Além disso, houve uma diminuição nas correlações entre memória de trabalho e os escores de recordação livre escrita quando os participantes pré-intermediários receberam tratamento com a atividade Organizador Gráfico. No todo, a Redefinição Contextual reduziu as demandas de processamento para os participantes avançados, enquanto o Organizador Gráfico fez o mesmo para o grupo pré-intermediário.

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Biografia do Autor

Tatiana Koerich Rondon, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Tatiana Koerich Rondon é doutoranda em Ciências Aplicadas Lingüística no Programa de Pós-Graduação em Inglês, Federal Universidade de Santa Catarina, Brasil. Ela possui um mestrado licenciatura em inglês. Sua principal área de interesse é individual diferenças na compreensão da leitura.

 

Lêda Maria Braga Tomitch, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Lêda Maria Braga Tomitch é Professora Titular do Departamento de Línguas Estrangeiras, Universidade Federal de Santa Catarina. Ela possui doutorado em inglês.Seus interesses incluem capacidade de memória operacional e leitura, leitura e cérebro; e instrução de leitura. Sua pesquisa atual é sobre leitura bilíngue em e contextos atípicos.

 

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Publicado

2023-11-29

Como Citar

Koerich Rondon, T., & Braga Tomitch, L. M. (2023). As atividades de pré-leitura podem reduzir as demandas de processamento na memória de trabalho:: Um estudo quase-experimental correlacional com estudantes (aprendizes) brasileiros de inglês como língua estrangeira. Letras De Hoje, 58(1), e44423. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44423

Edição

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Seção Livre