O discurso militar

Uma análise da propaganda brasileira de alistamento militar de 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2022.1.43556

Palavras-chave:

serviço militar obrigatório, discurso militar, exército brasileiro, ethos discursivo, cena da enunciação

Resumo

O presente artigo busca analisar discursivamente a propaganda brasileira de alistamento militar (2022). Seu intuito é verificar as concepções ideológicas expressas discursivamente e o modo como os mecanismos discursivos operam em prol de reforçar um posicionamento político-ideológico governamental, uma vez que os enunciados produzidos pelo exército se constituem como Aparelhos Ideológicos do Estado (ALTHUSSER, 1980), representando os ideais estatais. O objeto em questão é considerado propaganda, de acordo com a definição proposta por Costa e Mendes (2012), que descrevem tais formas enunciativas como fornecedoras de um objeto ideológico, ou seja, referem-se à propagação de ideias, principalmente políticas. Para a análise, foram utilizados os conceitos de cena da enunciação e ethos discursivo – respectivamente o espaço discursivo e a imagem de si do enunciador (MAINGUENEAU, 1996, 2004, 2008, 2015). Através do exame dessas construções na propaganda, foram constatados os aspectos culturais, sociais e ideológicos sob os quais esses elementos se constituem. Tanto a cena quanto o ethos do objeto apresentam destacadamente a neutralidade e o silenciamento como mecanismos persuasivos, vinculados a uma intenção não conflituosa do enunciador. O objetivo, com isso, é resgatar a boa imagem do exército aos olhos brasileiros, por meio da construção de uma enunciação “positiva” sobre o país no quesito da violência interna e do racismo, promovendo o país e o trabalho do exército como locais interligados em que a igualdade, a democracia e a justiça insurgem. Entretanto, tais características não significam a representação integral da realidade do país, uma vez que a violência interna e o racismo estão amplamente presentes no Brasil e são silenciados pela propaganda. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Ramos Ghiraldelli, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Porto Nacional, TO, Brasil.

Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), no campus de Porto Nacional, TO, Brasil; mestranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) no campus de Porto Nacional, TO, Brasil.

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Porto Nacional, TO, Brasil.

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos, SP, Brasil; mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos, SP, Brasil. Professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no campus de Porto Nacional, TO, Brasil.

Referências

AGUIAR, Márcio Mucedula. A construção das hierarquias sociais: classe, raça, gênero e etnicidade. Cadernos de Pesquisa do CDHIS, [S. l.], n. 36/37, ano 20, p. 83-88, 2007.

ALISTAMENTO Militar - 2022. [S. l.: s. n.], 2022. 1 vídeo. (30 seg). Publicado pelo canal Ministério da Defesa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AEt_E8Er9Hw. Acesso em: 6 maio 2022.

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. Lisboa: Editorial Presença: Martins Fontes, 1980.

CASTILHO, Fernando. Exército sente desgaste de imagem associada ao governo de Bolsonaro. In: UOL. 22 maio 2021. Coluna JC Negócios. Disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/jc-negocios/2021/05/12127210-exercito-sente-desgaste-de-imagem-associada-ao-governo-de-bolsonaro.html. Acesso em: 5 maio 2022.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004.

COELHO, Gabi; PINHEIRO, Victor. Gasto de R$156 milhões em leite condensado é de todo o executivo, e não de Bolsonaro. Estadão, São Paulo, 27 jan. 2021. Disponível em: https://politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/gasto-de-r-156-milhoes-em-leite-condensado-e-de-todo-o-executivo-nao-de-bolsonaro. Acesso em: 6 maio 2022.

COSTA, Maria Ivanúcia Lopes da; MENDES, Marcília Luzia Gomes da Costa. A publicidade como ferramenta de consumo: uma reflexão sobre a produção de necessidades. BOCC, Portugal, p. 2-10, 2012. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/costa-mendes-a-publicidade-como-ferramenta-de-consumo.pdf. Acesso em: 30 nov. 2020.

DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

FREGONEZI, Rute Maria Cham; PRIORI, Ângelo. A ditadura militar no Brasil: golpe, repressão e tortura. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E XXII SEMANA DE HISTÓRIA, 8.; SEMANA DE HISTÓRIA: 1917-2017, 2017, Maringá-PR. Anais [...]. Maringá: Eduem, 2017, p. 2467-2474. Disponível em: http://www.cih.uem.br/anais/2017/trabalhos/3897.pdf. Acesso em: 17 maio 2022.

GHIRALDELLI, Paula Ramos; SOARES, Thiago Barbosa. La construcción del ethos en el anuncio de Empiricus: un análisis trueview. Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, [S. l.], v. 9, n. 2, jul. dez. 2021a. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/4644. Acesso em: 8 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-27

GHIRALDELLI, Paula Ramos; SOARES, Thiago Barbosa. Uma análise da corporalidade no ethos: o apagamento do corpo da mulher no discurso econômico. Littera Online, [S. l.], v. 12, p. 146-163, 2021b. Disponível em: https://redib.org/Record/oai_articulo3294072-uma-an%C3%A1lise-da-corporalidade-ethos-o-apagamento-do-corpo-da-mulher-discurso-econ%C3%B4mico. Acesso em: 8 jul. 2022.

GHIRALDELLI, Paulo. A filosofia explica Bolsonaro. São Paulo: LeYa, 2019.

GOMES, Helton Simões. Brancos são maioria em empregos de elite e negros ocupam vagas sem qualificação. In: G1. [S. l.], 17 maio 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/brancos-sao-maioria-em-empregos-de-elite-e-negros-ocupam-vagas-sem-qualificacao.ghtml. Acesso em: 17 maio 2022.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua trimestral. Tabela 6403 - População, por cor ou raça (1º trimestres de 2022. In: IBGE. [S. l.], 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br. Acesso em: 27 jun. 2022.

KHALIL, Lucas Martins Gama. Ethos de empreendedor e cenografia de coaching em uma peça publicitária. Signótica, Goiânia, v. 34, p. 1-29, 2022. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/70062. Acesso em: 22 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v34.70062

MAINGUENEAU, Dominique. El ethos y la voz de lo escrito. In: MAINGUENEAU, Dominique. Versión 6. México: Universidad Autonoma Metropolitana-Xochimilco, 1996. p. 79-92.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Tradução de Cecília P. de Souza e Silva e Décio Rocha. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. (org.) Sírio Possenti e Maria Cecília Pérez de Souza-e-Silva. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e Análise do Discurso. Tradução de Sírio Possenti. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

ORLANDI, Eni Pucinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2007. DOI: https://doi.org/10.7476/9788526814707

ORLANDI, Eni Pucinelli. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2009.

PÊCHEUX, Michel. [1971]. Língua, Linguagens e Discurso. In: PIOVEZANI, C.; SARGENTINI, V. (org.). Legados de Michel Pêcheux: Inéditos em análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2011. p. 63-75.

RICHER, Daniela. FARIAS, Thieser da Silva. Ditadura Militar no Brasil: dos instrumentos jurídicos ditatoriais para a democracia outorgada. Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 381-405, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.15175/1984-2503-201911303

ROCHA, Júlia Margarida Almeida. Cinema e Propaganda Militar: Análise de longas-metragens (de ficção, não animadas) do período da 2ª Guerra Fria (1979-1985). 2016, 161 f. Dissertação (Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação) – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto (PT), 2016.

SCHIPPER, Carla Maria de; WITZEL, Denise Gabriel. Discurso e mídia: construção de concepções da pessoa com deficiência intelectual em propagandas. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 28, n. 52, p. 295-310, 2015. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X6642

SOARES, Thiago Barbosa. Percurso Linguístico: conceitos, críticas e apontamentos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.

TOTAL de mortes violentas no Brasil é maior do que o da guerra na Síria. Folha de São Paulo, São Paulo, jun. 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/06/total-de-mortes-violentas-no-brasil-e-maior-do-que-o-da-guerra-na-siria.shtml. Acesso em: 7 maio 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

Ghiraldelli, P. R., & Soares, T. B. (2022). O discurso militar: Uma análise da propaganda brasileira de alistamento militar de 2022. Letras De Hoje, 57(1), e43556. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2022.1.43556

Edição

Seção

Dossiê: Discursos Discriminatórios como Fratura da Sociedade Brasileira