O discurso militar
Uma análise da propaganda brasileira de alistamento militar de 2022
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2022.1.43556Palavras-chave:
serviço militar obrigatório, discurso militar, exército brasileiro, ethos discursivo, cena da enunciaçãoResumo
O presente artigo busca analisar discursivamente a propaganda brasileira de alistamento militar (2022). Seu intuito é verificar as concepções ideológicas expressas discursivamente e o modo como os mecanismos discursivos operam em prol de reforçar um posicionamento político-ideológico governamental, uma vez que os enunciados produzidos pelo exército se constituem como Aparelhos Ideológicos do Estado (ALTHUSSER, 1980), representando os ideais estatais. O objeto em questão é considerado propaganda, de acordo com a definição proposta por Costa e Mendes (2012), que descrevem tais formas enunciativas como fornecedoras de um objeto ideológico, ou seja, referem-se à propagação de ideias, principalmente políticas. Para a análise, foram utilizados os conceitos de cena da enunciação e ethos discursivo – respectivamente o espaço discursivo e a imagem de si do enunciador (MAINGUENEAU, 1996, 2004, 2008, 2015). Através do exame dessas construções na propaganda, foram constatados os aspectos culturais, sociais e ideológicos sob os quais esses elementos se constituem. Tanto a cena quanto o ethos do objeto apresentam destacadamente a neutralidade e o silenciamento como mecanismos persuasivos, vinculados a uma intenção não conflituosa do enunciador. O objetivo, com isso, é resgatar a boa imagem do exército aos olhos brasileiros, por meio da construção de uma enunciação “positiva” sobre o país no quesito da violência interna e do racismo, promovendo o país e o trabalho do exército como locais interligados em que a igualdade, a democracia e a justiça insurgem. Entretanto, tais características não significam a representação integral da realidade do país, uma vez que a violência interna e o racismo estão amplamente presentes no Brasil e são silenciados pela propaganda.
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Referências
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