Um estudo de caso sobre as tecnologias digitais e o ensino de línguas estrangeiras em uma escola do campo no município de Cáceres-MT
Adaptações, complexidades e autoorganizações
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2022.1.41956Palavras-chave:
Complexidade, Educação do Campo, Língua Estrangeira, Tecnologias Digitais, Sistemas Dinâmicos ComplexosResumo
Esta pesquisa buscou analisar em que medida as tecnologias digitais (TD) podem ser articuladas nas práticas de ensino de professores de Língua Estrangeira, em uma Escola do Campo, no município de Cáceres-MT. O estudo foi pautado na Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos que proporcionou uma visão ampliada do funcionamento dinâmico entre as partes e o todo sistêmico da Escola do Campo analisada. A metodologia eleita foi o Estudo de Caso. A análise dos dados elucidou que o uso de tecnologias digitais nesse contexto é
limitado, e está atrelado à vários fatores. Os dados apontaram que os professores não dispõem de um prognóstico quantitativo quanto a disponibilidade de equipamentos e recursos logísticos voltados para o acesso à internet dos alunos em suas residências (fazendas, comunidades, assentamentos). Este fato dificulta a promoção de práticas mediadas por TD e, consequentemente, o trabalho com os letramentos digitais. Além disso, a análise dos dados apontou ainda que a concepção de Tecnologias Digitais dos professores está estreitamente relacionada ao acesso à internet. Ou seja, para os professores, as possibilidades de apropriação das tecnologias digitais não fazem nenhum sentido se estiverem desconectadas da internet. Esse entendimento revela um desalinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que orienta as práticas contemporânea de ensino e de aprendizagem no Brasil.
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