O Mercador de Veneza é uma Comédia ou Tragicomédia?
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2021.1.36937Palavras-chave:
Interioridade, Pathos, O Mercador de Veneza, Gênero TragicomédiaResumo
Este ensaio tem como objetivo discutir algumas questões da peça O Mercador de Veneza, de William Shakespeare. Embora alguns possam supor que a peça é uma comédia, o problema de seu gênero literário é uma questão bastante problemática hoje. Alguns críticos questionam sua inclusão nas comédias, porque não se trata de uma peça engraçada. Essa discussão tem como base teórica principalmente Maguire (2004), Gross (2006), Garber (2004) and Auerbach (2007a; 2007b). O rótulo ‘comédia’ não sugeria que fosse uma peça engraçada na época de Shakespeare. Se alguns críticos acham que não é uma peça engraçada, Shakespeare pode ter projetado Shylock como uma personagem trágica. De fato, os efeitos da peça da energia e as dimensões trágicas de Shylock influenciaram profundamente o público no momento em que foi encenado. Este ensaio discute primeiro o problema de pathos e interioridade na fala de Shylock. Em seguida, discute a questão do gênero literário e argumenta que deve ser classificada como uma tragicomédia.
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