Identidades em trânsito: uma análise da representação feminina nos contos “Os sapatinhos vermelhos” nas versões de Andersen e Caio Fernando Abreu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.4.33117

Palavras-chave:

Conto clássico. Pós-modernidade. Paródia. Representação feminina.

Resumo

Este trabalho pretende apresentar uma análise comparativa sobre a representação feminina nos contos “Os sapatinhos vermelhos” de Hans Cristian Andersen e no conto homônimo de Caio Fernando Abreu. Verificaremos como os contos, publicados em diferentes épocas, representam e problematizam a condição da mulher frente a conflitos e interdições impostas socialmente. Buscaremos analisar como a narrativa de Caio Fernando Abreu revigora e atualiza o fantástico na pós-modernidade, especialmente ao representar o esfacelamento do sujeito, identidades marcadas pelo duplo, o esmaecimento dos afetos entre outras questões do cenário contemporâneo.

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Biografia do Autor

Livia Maria Rosa Soares, Universidade do Estado de Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, RN / Instituto Federal do Maranhão, São Luís, MA

Mestra e doutoranda, Universidade do Estado de Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, RN, Brasil. Instituto Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil.

Vilmaria Chaves Nogueira, Universidade do Estado de Rio Grande do Norte Pau dos Ferros, RN

Mestra e doutoranda, Universidade do Estado de Rio Grande do Norte Pau dos Ferros, RN, Brasil.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Soares, L. M. R., & Nogueira, V. C. (2019). Identidades em trânsito: uma análise da representação feminina nos contos “Os sapatinhos vermelhos” nas versões de Andersen e Caio Fernando Abreu. Letras De Hoje, 54(4), 466–474. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.4.33117

Edição

Seção

Formas e efeitos do descentramento na ficção contemporânea