Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as “literacias acadêmicas”
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32505Palavras-chave:
Leitura. Escrita. Ensino superior. Literacias acadêmicas.Resumo
O objetivo principal deste estudo é identificar e caracterizar as práticas de leitura e de escrita de estudantes de Comunicação Social e as suas possíveis repercussões em relação ao seu desenvolvimento profissional. Participaram 26 estudantes do 3º ano (unidade curricular de Escrita Criativa) e os seus portfólios foram utilizados como instrumento de análise. Privilegiamos uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Inferimos que: i) a maioria dos estudantes prefere ler em suporte impresso; ii) o seu perfil de leitor é multifacetado, destacando-se as categorias “leitor assíduo” e “leitor muito motivado”; iii) as suas práticas de escrita são diversificadas, sobressaindo os “textos pessoais” e as “notícias”; e iv) valorizam o contributo da escrita criativa para a sua futura profissão. Concluímos que tais práticas de leitura e de escrita exigem atenção redobrada em um contexto acadêmico, de modo a promover a sua diversidade, auxiliando os estudantes no seu futuro desempenho profissional.
Downloads
Referências
ADSIT, Janelle. The writer and meta-knowledge about writing: threshold concepts in creative writing. New Writing, [s. l.], v. 14, n. 3, p. 304-315, Mar. 2017. https://doi.org/10.1080/14790726.2017.1299764
ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano; FLEITH, Denise de Souza. Criatividade na educação superior: fatores inibidores. Avaliação, Campinas, v. 15, n. 2, p. 201-206, jul. 2010. https://doi.org/10.1590/S1414-40772010000200011
ANTONIOU, Maria; MORIARTY, Jessica. What can academic writers learn from creative writers? Developing guidance and support for lecturers in higher education. Teaching in Higher Education, [s. l.], v. 13, n. 2, p. 157-167, Apr. 2008. https://doi.org/10.1080/13562510801923229
BALÇA, Ângela et al. Leitores em construção (?) Leitura(s) no ensino superior em Portugal: alguns indicadores. In: MARTOS, Eloy; RÖSING, Tania M. K. (coord.) Prácticas de lectura y escritura. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2009. p. 237-258.
BARBEIRO, Luís Filipe; PEREIRA, Luísa Álvares. O ensino da escrita: a dimensão textual. Lisboa: Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2007.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.
BARON, Naomi. The fate of reading in a digital world. Oxford: Oxford University Press, 2015.
BORTOLANZA, Ana Maria Esteves; BALÇA, Ângela. Perfil leitor de universitários ingressantes em um curso de formação de professores. In: CHALETA, M. L. et al. (coord.). Actas da II international conference learning and teaching in higher education and learning orchestration in higher education. Évora: Universidade de Évora, 2013. p. 279‐296.
CARDOSO, Adriana, SEBASTIÃO; Isabel; TEIXEIRA, Carla. Escrita colaborativa no ensino superior: análise exploratória da interação entre pares no quadro do interacionismo sociodiscursivo. In: BROCADO, M. Teresa;
CORREIA, C. Nunes (org.). Cadernos WGT: (novos) balanços e perspetivas. Lisboa: FCSH, 2018. p. 19-26.
CARLINO, Paula. Alfabetización académica diez años después. Revista Mexicana de Investigación Educativa, [s. l.], v. 17, n. 57, p. 355-381, abr./jun. 2013.
CARVALHO, José António Brandão. Aula de língua e literacia académica: rupturas e interseções. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 18, n. 1, p. 79-97, jan./jun. 2015.
CARVALHO, José António Brandão. A transição para o ensino superior: novos contextos, novas práticas de literacia. In: PEREIRA, L. Álvares; CARDOSO, Inês (coord.). Reflexão sobre a escrita: o ensino de diferentes géneros de textos. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2013. p. 225-239.
COIRO, Julie. Predicting reading comprehension on the Internet: contributions of offline reading skills, online reading skills, and prior knowledge. Journal of Literacy Research, [s. l.], v. 43, n. 4, p. 352‐392, Dez. 2011. https://doi.org/10.1177/1086296X11421979
COUTO, Mia. Pensatempos: textos de opinião. Lisboa: Editorial Caminho, 2005.
DAVIDSON, Neil; MAJOR, Claire Howell. Boundary crossings: cooperative learning, collaborative learning, and problem-based learning. Journal on Excellence in College Teaching, [s. l.], v. 25, n. 3/4, p. 7-55, Mar. 2014.
DOBLER, Elizabeth.; EAGLETON, Maya B. Reading the web. 2. ed. New York: Guildford Press, 2015.
DRENNAN, Laura. Traversing the spaces of higher education through writing. Reading & Writing, [s. l.], Cape Town, v. 8, n. 1, p. 1-8, Apr. 2017. https://doi.org/10.4102/rw.v8i1.126
FULLER, Danielle; SEDO, DeNel Rehberg. Reading beyond the book: the social practices of contemporary literary culture. New York: Routledge, 2013. https://doi.org/10.4324/9780203067741
JOHNSON; David W.; JOHNSON, Roger T.; SMITH, Karl A. Cooperative learning: Improving university instruction by basing practice on validated theory. Journal on Excellence in University Teaching, v. 25, n. 3/4, p. 85-118, mar. 2014.
LEA, Mary R.; STUART, Brian. The academic literacies model: theory and applications. Theory Into Practice, [s. l.], v. 45, n. 4, p. 368-377, June 2006. https://doi.org/10.1207/s15430421tip4504_11
LEAL, Teresa et al. Linguagem e literacia emergente: propostas de intervenção em jardim de infância. In: VIANA, F. Leopoldina; RIBEIRO, Iolanda; BAPTISTA, Adriana (coord.). Ler para ser: os caminhos antes, durante e… depois de aprender a ler. Coimbra: Almedina, 2014. p. 175-205.
MARTOS NUÑEZ, Eloy; CAMPOS FERNÁNDEZFIGARES, Mar. La lectura y la escritura en el seculo XXI: Cultura letrada y modernidad. Álabe, Almería, n. 5, p. 1‐12, jun. 2012.
MARTOS NUÑEZ, Eloy; GARCÍA, Alberto Eloy Martos. La lectura universitaria y los mitos de la alfabetización. In: LEYVA, Elsa M. Ramírez (coord.). La enseñanza de la lectura en la universidad. México: UNAM, 2017. p. 3-28. https://doi.org/10.15645/Alabe.2012.5.13
MATA, Lourdes. Literacia familiar: ambiente e descoberta da linguagem escrita. Porto: Porto, 2006.
MELÃO, Dulce; SILVA, Ana I.; BALULA, João P. Práticas de leitura e de escrita de futuros profissionais da educação social: dos fios que se tecem as suas representações. In: GOMES, Cristina A. et al. (org.). Atas do XIII Congresso SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação. Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu, 2016. p. 292-301.
MUNDÓ, Ana Camps; BADÍA, Monserrat Castelló. La escritura académica en la universidad. Revista de Docencia Universitaria, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 17-36, 2013. https://doi.org/10.4995/redu.2013.5590
OECD. The future of education and skills: education 2030. Paris: OECD, 2018.
PINTO, Maria da Graça Lisboa Castro. As bases da leitura: entre a “ciência” da literacia precoce e a “ciência” do jogo. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 45, n. 3, p. 26-34, jul./set. 2010.
REDECKER, C. et al. The future of learning: preparing for change. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2011.
ROJAS, Laura Teresa Rayas; PUGA, Ana María Mendez. Los estudiantes universitarios ante la escritura del ensayo académico: dificultades y posibilidades. Innovación Educativa, v. 17, n. 75, p. 123-147, sept./dic. 2017.
RUNCO, Mark A. Creativity: theories and themes: research, development and practice. London: Academic Press, 2007.
SAWYER, Keith. Explaining creativity: the science of human innovation. Oxford: Oxford University Press, 2012.
STERNBERG, Robert; KAUFMAN, James C. (org.). The nature of human creativity. Cambridge: Cambridge University Press, 2018.
SOUSA, Otília Costa; COSTA-PEREIRA, Teresa. Escrita, leitura e aprendizagem: um estudo exploratório no ensino superior. EXEDRA, [s. l.], n. temático, p. 213-233, dez. 2016.
YOO, Joanne. Writing out on a limb: integrating the creative and academic writing identity. New Writing, v. 14, n. 3, p. 444-454, may 2017. https://doi.org/10.1080/14790726.2017.1317274
YUBERO, Santiago; LARRAÑAGA, Eloy; PIRES, Natividade. Estudo sobre os hábitos de leitura dos estudantes portugueses do ensino superior. Castelo Branco: Edições IPCB, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Letras de Hoje
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.