A leitura: dos microprocessos aos macroprocessos, uma relação complementar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32364

Palavras-chave:

Leitura. Processos cognitivos da leitura. Decodificação. Compreensão de leitura.

Resumo

Diante dos resultados insatisfatórios apontados pelo Programme for International Student Assessment (PISA 2015) no que se refere ao desenvolvimento da leitura de alunos brasileiros, o presente artigo traz a análise da relação complementar entre micro e macroprocessos e a sua importância no desenvolvimento da leitura competente. Para tal, baseia-se nas descobertas da psicologia cognitiva para retomar e discutir teoricamente os aspectos cognitivos envolvidos no processamento da leitura, de modo a compreender a inter-relação dos processos de decodificação e de compreensão leitora e o seu papel para o desenvolvimento de uma leitura competente. Decodificação e compreensão são aqui percebidas como processos cognitivos que se relacionam no decorrer da leitura e que, através de tal relação, podem colaborar na formação de leitores proficientes, que compreendem aquilo que leem e que fazem uso social de sua leitura.

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Biografia do Autor

Nakita Ani Guckert Marquez, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC

Mestra pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil. Graduada em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares. Professora do Instituto Federal Catarinense, Rio do Sul, SC, Brasil.

Juliane Dutra da Rosa Silvano, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC

Mestranda da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil. Graduada em Pedagogia, com habilitação em Séries Iniciais, especialista em Educação e Estudos Culturais e em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância. Pedagoga da Força Aérea Brasileira.

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Marquez, N. A. G., & Silvano, J. D. da R. (2019). A leitura: dos microprocessos aos macroprocessos, uma relação complementar. Letras De Hoje, 54(2), 154–161. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32364

Edição

Seção

Processamento da decodificação e da compreensão da leitura: