A leitura: dos microprocessos aos macroprocessos, uma relação complementar
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32364Palavras-chave:
Leitura. Processos cognitivos da leitura. Decodificação. Compreensão de leitura.Resumo
Diante dos resultados insatisfatórios apontados pelo Programme for International Student Assessment (PISA 2015) no que se refere ao desenvolvimento da leitura de alunos brasileiros, o presente artigo traz a análise da relação complementar entre micro e macroprocessos e a sua importância no desenvolvimento da leitura competente. Para tal, baseia-se nas descobertas da psicologia cognitiva para retomar e discutir teoricamente os aspectos cognitivos envolvidos no processamento da leitura, de modo a compreender a inter-relação dos processos de decodificação e de compreensão leitora e o seu papel para o desenvolvimento de uma leitura competente. Decodificação e compreensão são aqui percebidas como processos cognitivos que se relacionam no decorrer da leitura e que, através de tal relação, podem colaborar na formação de leitores proficientes, que compreendem aquilo que leem e que fazem uso social de sua leitura.
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