Método e inventio: diálogo entre Literatura e História na obra Todos os Nomes de José Saramago
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.1.32317Palavras-chave:
Método. Inventio. Literatura. História. José Saramago.Resumo
Escrever sobre uma obra literária é um esforço complexo, pois envolve interpretar os sentidos de uma narrativa criativa e criadora. Escrever sobre as potencialidades de que a história possa vir a aprender sobre metodologia com o exercício literário é ainda mais complexo, pois requer um esforço de liberação de alguns padrões estabelecidos acerca dos lugares da história e da literatura, enquanto campos distintos. Nesse sentido, esse artigo problematiza, a partir da obra literária Todos os Nomes de José Saramago, a possibilidade de a literatura poder auxiliar a história não apenas na construção da verossimilhança, mas, sobretudo, como ela pode apontar, a partir de sua própria escrituração inventiva, caminhos para a construção de procedimentos de investigação e pesquisa.
Downloads
Referências
CARR, Edward Hallet. O que é história? Tradução Lúcia Maria de Alverga. 4. ed. Rio de Janeiro, 1985.
DAVIS, Natalie Zemon. O Retorno de Martin Guerre. Tradução Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987.
DELEUZE, Gilles. A dobra: Leibniz e o barroco. Tradução Luiz L. B. Orlandi, 3. ed. São Paulo: Papirus, 2005.
FONTES, Maria Helena Sansão. O histórico e o ficcional na obra de José Saramago. E-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU. Nilópolis, v. 1, n. 2, p. 75-85, maio/ago. 2010.
GINZBURG, Carlo. O Fio e os Rastros: verdadeiro, falso, fictício. Tradução Rosa Freire d’Aguiar e Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
https://doi.org/10.1590/s0104-87752009000100017
REIS, Carlos. Diálogos com José Saramago. Lisboa: Editorial Caminho S.A., 1998.
www.editorial-caminho.pt
SARAMAGO, José. A Historia como ficción, la ficción como historia. Debats, Madri, n. 27, p. 6-27, 1989.
SARAMAGO, José. Memorial do convento. São Paulo: Cia das Letras, 2013.
SARAMAGO, José. Todos os nomes. São Paulo: Cia das Letras, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Letras de Hoje
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.