Ethos discursivo e o comportamento enunciativo: a construção de si de comentaristas de notícias de divulgação científica da revista Superinteressante online
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.3.31075Palavras-chave:
Ethos discursivo. Comportamentos enunciativos. Cenografia. Comentário online. Divulgação da ciência.Resumo
Este artigo dedica-se ao estudo de textos do gênero comentário online, escritos por leitores de notícias de divulgação da ciência do site da revista Superinteressante online. O objetivo é conhecer, no âmbito desse gênero próprio do webjornalismo, como os leitores-comentaristas constroem seu ethos discursivo na interação com o interlocutor. Para a análise, investigamos, a partir de marcas do comportamento enunciativo do comentarista, a imagem que ele dá de si para legitimar a sua fala. Valemo-nos, do ponto de vista teórico, de categorias do Modo de Organização Enunciativo, postuladas por Charaudeau (2008) e de conceitos de ethos discursivo de Maingueneau (2010) e de Amossy (2005). Os resultados mostram que a atenção ao comportamento enunciativo dos leitores-comentaristas nos leva à construção do ethos discursivo projetado. Eles atribuem-se a papéis que os autorizam a julgar, a opinar, a interpelar, tudo isso respaldado por um fiador, construído na cenografia, que concede legitimidade para as suas críticas.
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