“Só o Zé Lador se lembra deles”: etos e novas formas de produzir notícia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.3.30943

Palavras-chave:

Etos. Análise do discurso. Jornalismo popular. WhatsApp.

Resumo

As novas tecnologias, em particular, as redes sociais têm desempenhado um papel fundamental na disseminação das notícias em ambientes virtuais e interativos. Junto a esse processo, observa-se também uma preocupação crescente dos jornais impressos de concorrerem com esse espaço e imprimirem um tom interativo às suas notícias. Alguns jornais vêm utilizando as novas plataformas para disseminar seus conteúdos e, com isso, alavancar sua audiência para além das páginas impressas. O contrário também pode ser observado, as redes ocupando as folhas de papel. É justamente esse segundo movimento que nos chama a atenção para a análise no presente artigo. Nesse sentido, buscamos investigar a produção de etos que o Jornal Extra (2015) constrói por meio da interação entre leitores e jornal para a elaboração de suas notícias na rubrica “Serviços”. Esta rubrica recebe notícias de seus leitores pelo aplicativo WhatsApp, afirmando que a interação entre ambos é facilitada por esse suporte digital. Nossa análise, foi feita utilizando-se o conceito de etos nos estudos de Maingueneau (1997, 2005, 2008, 2010, 2013). O córpus consta de três notícias publicadas no ano de 2015 e, mostraram que, em princípio, o jornal tenta construir um etos de interação e espaço democrático às críticas sociais enviadas pelo leitor por sua abertura à interação. Entretanto, por trás dessas denúncias, o veículo reivindica para si, através de seu super-heroi, um papel de intermediador de problemas de utilidade pública, esvaziando, desse modo, a potência da organização dos cidadãos para a reivindicação de suas demandas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Estef Lino da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Doutorando e professor assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Poliana Coeli Costa Arantes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Doutora, professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Bruno Deusdará, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Doutor, professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

AMARAL, Márcia Franz. Jornalismo popular. São Paulo: Contexto, 2006.

ARANTES, Poliana Coeli Costa. Imagens de aprendizes de ALE em livros didáticos e o disciplinamento dos saberes. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 2, n. 1, n. 34, maio-ago. 2018, p. 1-30. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/pg/article/view/143789/138429. Acesso em: 20 maio 2018.

ARANTES, Poliana Coeli Costa. O jornal popular brasileiro e o Boulevardzeitung alemão: análise do discurso jornalístico em produção e em recepção. 2013. 243 f., enc. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, 2013. https://doi.org/10.14295/2596-2221.xviceel.2018.151

AUTHIER-REVUZ, Jaqueline. Heterogeneidade mostrada e heterogeneidade constitutiva: elementos para uma abordagem do outro no discurso. In: AUTHIER-REVUZ, Jaqueline. Entre a transparência e a opacidade: um estudo enunciativo do sentido. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2004. p. 11-49.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BITTENCOURT, C. Só o Zé Lador se lembra deles. Extra, Rio de Janeiro, 30 abr. 2015, Baixada, p. 2. Disponível em: https://acervo.extra.globo.com/resultados/?ye=2015&mo=4&da=30&e=mais+baixada&gr=true. Acesso em: 08 out. 2019.

BITTENCOURT, C. Asfalto fica só na promessa. Extra, Rio de Janeiro, 04/05/2015, Baixada, p. 2. Disponível em: https:// acervo.extra.globo.com/resultados/?ye=2015&mo=5&da=4&e=mais+baixada&gr=true. Acesso em: 08 out. 2019.

BITTENCOURT, C. O ‘lama jato’ do Transmontano. Extra, Rio de Janeiro, 18/05/2015, Baixada, p. 2. Disponível em: https://acervo.extra.globo.com/resultados/?ye=2015&mo=5&da=18&e=mais+baixada&gr=true. Acesso em: 08 out. 2019.

CARNEIRO, Maria Angélica Lauretti. Cenografia e ethos: legitimação enunciativa em uma notícia jornalística. Alfa, Araraquara, v. 48, n. 2, p. 107-116, 2004. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4300/3888. Acesso em: 29/05/2018.

GREGOLIN, Maria do Rosário. Foucault e Pêcheux na Análise do Discurso: diálogos e duelos. São Carlos: Claraluz, 2004. https://doi.org/10.18309/anp.v1i19.463

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de Textos de Comunicação. Trad. de Cecília Souza-e-Silva e Décio Rocha. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2013. https://doi.org/10.18309/anp.v1i12.518

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. Trad. de Sírio Possenti. Curitiba: Criar, 2006.

PÊCHEUX, Michel. A Análise de Discurso: três épocas (1983). In: GADET, Françoise; HAK, Tony (org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Betânia Mariani et. al. Campinas: Ed. Unicamp, 1997. p. 311-318. https://doi.org/10.1590/s0103-37862007000300001

PEREIRA Jr., Nelson Soares; TELLES, Adriana Pedreira. O Ethos da Marca: análise da publicidade no processo de construção das marcas contemporâneas. Educação, Cultura e Comunicação, Lorena, v. 8, n. 16, p. 97-109, 2017. Disponível em: http://publicacoes.fatea.br/index.php/eccom/

article/view/1903. Acesso em: 29 maio 2018. https://doi.org/10.20946/rad.v12i1.2937

OLIVEIRA, Camilla Cunha Muniz de. Zé Lador, o “boneco-cidadão”, e os sentidos produzidos no Jornal Extra. 2011. 69f. Monografia (Jornalismo) – Escola de Comunicação/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/3788/1/COliveira.pdf. Acesso em: 29 maio 2018. https://doi.org/10.5753/ersirj.2018.4649

ROCHA, Décio; DEUSDARÁ, Bruno. Dispositivos da Análise Institucional para a explicitação da dimensão política das práticas discursivas. Moara, [S. l.], v. 47, n. 1, p. 108-127. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/5281/4452 Acesso em: 27 maio 2018. https://doi.org/10.18542/moara.v1i47.5281

ROCHA, Décio. Cartografias em análise do discurso: rearticulando as noções de gênero e cenografia. Delta, São Paulo, v. 29, n.1, p. 135-159, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/delta/v29n1/07.pdf. Acesso em: 22 maio 2018. https://doi.org/10.1590/s0102-44502013000100007

SANT’ANNA, Vera Lúcia de Albuquerque. O trabalho em notícias sobre o Mercosul: heterogeneidade enunciativa e noção de objetividade. São Paulo: EDUC, 2004.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

da Silveira, G. E. L., Arantes, P. C. C., & Deusdará, B. (2019). “Só o Zé Lador se lembra deles”: etos e novas formas de produzir notícia. Letras De Hoje, 54(3), 338–349. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.3.30943

Edição

Seção

Artigos