A personagem e o espaço e o espaço da personagem: uma reflexão a partir de um corpus português

Autores

  • Maristela Kirst de Lima Girola Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2017.2.25795

Palavras-chave:

Literatura Portuguesa, Romance do século XX, Espaço, Personagem.

Resumo

O estudo procura demonstrar que a progressiva complexificação da construção da personagem feminina relaciona-se direta e necessariamente à construção do espaço ficcional, tomando como objetos de análise as seguintes obras: A Sibila (1954), de Agustina Bessa-Luís; O Anjo Ancorado (1958), de José Cardoso Pires; Casas Pardas (1977), de Maria Velho da Costa e Não entres tão depressa nessa noite escura (2000), de António Lobo Antunes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristela Kirst de Lima Girola, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Possui doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), especialização em Literatura Brasileira pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006) e graduação em Letras Português/Inglês- Licenciatura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002). Realizou estágio doutoral sanduíche, com bolsa PDEE da CAPES, na Universidade de Lisboa (Portugal), em 2010. Tem experiência como pesquisadora na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura comparada, literaturas lusófonas e estudos culturais. Tem atuado no ensino de pós-graduação estrito senso e na extensão universitária, na área de redação e metodologia científica. É professora corretora de redações de vestibular na UNISINOS e na Universidade FEEVALE. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNISINOS. É membro do Comitê Científico e parecerista da Entrelinhas- Revista do Curso de Letras da UNISINOS. É parecerista da Revista Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS. 

Referências

ADÃO, Deolinda M. Novos espaços do feminino: uma leitura de Ventos do apocalipse de Paulina Chiziane. In: A mulher em África: vozes de uma margem sempre presente. Lisboa: Colibri/Centro de Estudos Africanos-FLUL, 2006.

BUESCU, Helena Carvalhão. Incidências do olhar: percepção e representação. Natureza e registo descritivo na evolução do romance romântico (Portugal, França, Inglaterra). Lisboa: Caminho, 1990.

ANTUNES, António Lobo. Não entres tão depressa nessa noite escura. Lisboa: Dom Quixote, 2000.

BRAIDOTTI, Rosi. A diferença sexual como um projecto político nómada. Trad. Joana Passos. In: MACEDO, Ana Gabriela (Org.). Gênero, identidade e desejo: antologia crítica do feminismo contemporâneo. Lisboa: Cotovia, 2002.

BULGER, Laura Fernanda. A Sibila – uma superação inconclusa. Lisboa: Guimarães, 1990.

CABRAL, Eunice. José Cardoso Pires: representações do mundo social na ficção (1958-82). Lisboa: Cosmos, 1999.

COELHO, Nelly Novaes. Escritores portugueses do século XX. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2007.

COSTA, Maria Velho da. Casas Pardas. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1986.

CULLER, Jonathan D. Sobre a desconstrução: teoria e crítica do pós-estruturalismo. Tradução de Patrícia Burrowes. Rio de Janeiro: Record; Rosa dos Tempos, 1997.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

GUBAR, Susan. A “página em branco” e questões acerca da criatividade feminina. Tradução de Francesca Rayner. In: MACEDO, Ana Gabriela (Org.). Gênero, identidade e desejo: Antologia crítica do feminismo contemporâneo. Lisboa: Cotovia, 2002.

GUSMÃO, Manuel. Casas Pardas – a arte da polifonia e o rigor da paixão: uma poética da individuação histórica. In: COSTA, Maria Velho da. Casas Pardas. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1986.

HARAWAY, Donna. O manifesto ciborgue: a ciência, a tecnologia e o feminismo socialista nos finais do século XX. Tradução de Ana Maria Chaves. In: MACEDO, Ana Gabriela (Org.). Gênero, identidade e desejo: Antologia crítica do feminismo contemporâneo. Lisboa: Cotovia, 2002.

HURTADO, Felipe Cammaert. O leitor da memória: o papel do leitor em O manual dos inquisidores. In: CABRAL, Eunice; JORGE, Carlos J. F.; ZURBACH, Christine (Org.). A escrita e o mundo em António Lobo Antunes. Actas do Colóquio Internacional da Universidade de Évora. Lisboa: Dom Quixote, 2004.

JONES, Ann Rosalind. Escrever o corpo: para uma compreensão0 de l’écriture féminine. Tradução de Maria Filomena Louro. In: MACEDO, Ana Gabriela (Org.). Gênero, identidade e desejo: Antologia crítica do feminismo contemporâneo. Lisboa: Cotovia,

LOTMAN, Iuri. A estrutura do texto artístico. Trad. Maria do Carmo Vieira Raposo e Alberto Raposo. Lisboa: Estampa, 1978.

MACEDO, Ana Gabriela. Os estudos feministas revisitados: finalmente visíveis? In: BUESCU, Helena Carvalhão; DUARTE, João Ferreira; GUSMÃO, Manuel (Org.). Floresta encantada: novos caminhos da literatura comparada. Lisboa: Dom Quixote, 2001.

MACHADO, Álvaro Manuel. Agustina Bessa-Luís: o imaginário total. Lisboa: Dom Quixote, 1983.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. 7. ed. Trad. Luís Manuel Bernardo. Lisboa: Veja, 2009.

PETROV, Petar. O ensaio na obra de José Cardoso Pires. Disponível em: . Acesso em: 18 set. 2009.

RECTOR, Mónica. A voz da Sibila. In: LEÃO, Isabel Ponce (Org.). Estudos Agustinianos. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 2009.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Trad. de Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1995. Tomo II.

SANTOS, Inês Fonseca. Pelas veredas da infância: o regresso a casa num poema de Manuel António Pina. In: Textos e Pretextos, Lisboa, Centro de Estudos Comparatistas, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, As Casas, n. 6, 2005.

SARAIVA, Antônio José. LOPES, Óscar. História da literatura portuguesa. 4. ed. Porto: Porto, s/d. SEIXO, Maria Alzira. Dez anos de literatura portuguesa (1974-1984): ficção. In: Colóquio/Letras. Balanço, n. 78, p. 30-42, mar. 1984.

SEIXO, Maria Alzira (Org.). Dicionário da obra de António Lobo Antunes. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2008. Vol. I.

SEIXO, Maria Alzira (Org.). Dicionário da obra de António Lobo Antunes. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2008. Vol. II.

SEIXO, Maria Alzira. Maria Velho da Costa – Casas Pardas. In: Colóquio/Letras, Balanço, n. 47, p. 90-91, jan. 1979.

SEIXO, Maria Alzira. O livro da criação. In: ARNAUT, Ana Paula. António Lobo Antunes: a crítica na imprensa. 1980-2010. Cada um voa como quer. Coimbra: Almedina, 2011. p. 243.

SHOWALTER, Elaine. A crítica feminista no deserto. Trad. de Margarida Esteves Pereira. In: MACEDO, Ana Gabriela (Org.). Gênero, identidade e desejo: antologia crítica do feminismo contemporâneo. Lisboa: Cotovia, 2002.

SOMBRA, José de Carvalho. A subjetividade corpórea: a naturalização da subjetividade na filosofia de Merleau-Ponty. São Paulo: UNESP, 2006.

TORRES, Alexandre Pinheiro. O neo-realismo literário português. Lisboa: Moraes, 1976.

TORRES, Alexandre Pinheiro. Sociologia e significado do mundo romanesco de José Cardoso Pires: um ensaio de interpretação expressamente dedicado ao Leitor Distraído. In: O Anjo Ancorado. 3. ed. Lisboa: Arcádia, 1964.

Downloads

Publicado

2017-11-22

Como Citar

Girola, M. K. de L. (2017). A personagem e o espaço e o espaço da personagem: uma reflexão a partir de um corpus português. Letras De Hoje, 52(2), 137–145. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2017.2.25795