A alfabetização e o contexto histórico, político e enunciativo do letramento escolar

Autores

  • Ivete Janice de Oliveira Brotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento Escolar, Contextos Enunciativos

Resumo

O letramento é tema recorrente nas discussões e produções acadêmicas, na mídia e entre profissionais da educação. Trata-se de tema que toma corpo na década de 1990, em meio a um cenário que demonstra que o processo de escolarização, desde os anos iniciais, não é capaz de produzir sujeitos que se apropriam da leitura e da escrita de modo a bem utilizá-las nas práticas sociais que exigem seu conhecimento, para além do domínio do código gráfico-sonoro. Como toda e qualquer discussão não ocorre no vazio das relações sociais, trazem-se para este artigo os aspectos contextuais: históricos, políticos e enunciativos que antecederam e permearam o período inicial de inserção do termo (e do tema) letramento escolar, especialmente, nas investigações acadêmicas, com o objetivo de situar a discussão em torno do letramento e da alfabetização, que, em última instância, é a discussão do ensino da nossa língua materna escrita. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica para desenvolver o enfoque sobre o tema, a partir da década de 1980, período em que, conforme alguns estudiosos, inaugura-se o termo letramento no meio educacional brasileiro. Entende-se que a principal questão a ser considerada diz respeito à concepção de linguagem com que trabalham os professores, a qual permeia todo o seu processo de ensino e interferirá na aprendizagem dos seus alunos. A discussão em torno do que os professores compreendem ser a linguagem, como tomam para o ensino os contextos enunciativos dessa linguagem, pode garantir a apropriação do sistema gráfico-sonoro, suas funções e usos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivete Janice de Oliveira Brotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação - nível mestrado. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

Brotto, I. J. de O. (2013). A alfabetização e o contexto histórico, político e enunciativo do letramento escolar. Letras De Hoje, 48(1), 21–28. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/12051