Apprendre à lire – des sciences cognitives à la salle de classe

Autores

  • Marilia Marques Lopes PUCRS

Palavras-chave:

Alfabetização, leitura, ensino

Resumo

O autor trata dos processos cerebrais que levam à decodificação e leitura. Salienta que todo o sistema de ensino deve ser repensado para que se criem novos recursos pedagógicos, compatíveis com os princípios propostos no artigo, os quais tratam do ensino primordial das correspondências entre fonema e grafema e a ordem de complexidade das palavras, em direção à automatização da leitura. Esta deve ser tratada como o principal objetivo nos primeiros anos de ensino formal, sendo valorizada tanto pela família como pelos educadores. Defende que efetivamente se construa uma rede dedicada à leitura, seja na preparação dos professores, seja no início da escolarização até o final do ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilia Marques Lopes, PUCRS

Doutoranda em Letras - Lincuística pela PUCRS, mestre em Letras - Linguística pela PUCRS, Tradutora em Inglês pela UFRGS.

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

Lopes, M. M. (2013). Apprendre à lire – des sciences cognitives à la salle de classe. Letras De Hoje, 48(1), 153–155. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/12011