Preenchimento de unidades prosódicas na aquisição fonológica inicial do português brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2016.3.10761Palavras-chave:
Aquisição fonológica, Prosódia, Sílaba, SegmentoResumo
Investigou-se a influência do acento e o preenchimento segmental de unidades prosódicas em dados de fala de duas crianças entre 1;0.4 e 2;1.10 de idade, expostas ao PB falado em Alagoas e Pernambuco. Partiu-se da hipótese de processamento gramatical de direções opostas co-ocorrentes: a centrípeta segmentando a sílaba proeminente e a oposta, centrífuga, destinada aos preenchimentos segmentais das unidades prosódicas. Nas análises está implícita a hierarquia entre as estruturas constituintes, preconizada pelas fonologias autossegmental (GOLDSMITH, 1995; CLEMENTS; HUME, 1995; MOTA, 1996) e prosódica (NESPOR; VOGEL, 1986; SCARPA, 1997, 1999a; SANTOS; SCARPA, 2005). O predomínio de palavras com o padrão de acento troqueu contribuiu para o preenchimento da estrutura silábica e a diferenciação de classes segmentais na sílaba tônica e na pós-tônica, embora o preenchimento tenha ocorrido de forma semelhante nas sílabas pré e pós-tônicas sob influência do pé métrico da palavra-alvo.
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Prosodic unit completion within the early phonological acquisition of Brazilian Portuguese
Abstract: The study looked into the influence of accent and segment completion of prosodic units in speech data from two children aged between 1;0.4 and 2;1.10 who had been in contact with BP spoken in Alagoas and Pernambuco. Early hypothesis was that grammatical processing occurred in simultaneous opposite directions: centripetal motion triggering segmentation of the prominent syllable and an opposite centrifugal motion causing segment completion of prosodic units. The analyses imply a hierarchical organization of its constituent structures, an assumption backed by autosegmental (GOLDSMITH, 1995; CLEMENTS; HUME, 1995; MOTA, 1996) and prosodic phonology (NESPOR; VOGEL, 1986; SCARPA, 1997, 1999a; SANTOS; SCARPA, 2005). The prevalence of words having a trochaic stress pattern contributed to syllable structure completion and distinction of segment classes in stressed and post-tonic syllables, although completion in post-tonic and pre-tonic syllables had occurred according to the metrical foot of the target word.
Keywords: Phonological acquisition; Prosody; Syllable; Segment
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