Características clínicas da apraxia de fala na infância: revisão de literatura

Autores

  • Luzia Miscow da Cruz Payão Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Bárbara de Lavra-Pinto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Queiti Carvalho
  • Queiti Carvalho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Transtornos do desenvolvimento da linguagem, Transtornos da Articulação, Apraxias

Resumo

A falta de precisão e consistência dos movimentos de fala na ausência de déficits neuromusculares são características de quadros de apraxia. A alteração ocorre no planejamento e/ou programação de parâmetros espaço-temporais das sequências dos movimentos, resultando em erros na produção dos sons da fala e alterações prosódicas. Essa revisão de literatura pretende abordar a produção normal do gesto articulatório no contexto da fala encadeada, semelhanças e diferenças entre a apraxia de fala na infância e a apraxia adquirida no adulto, além de características encontradas na literatura que auxiliam no diagnóstico da apraxia infantil. Os quadros de apraxia em adultos, ao contrário dos infantis, correspondem a uma perda de função neurológica. Em crianças, essa desordem prejudica o desenvolvimento de funções que estão em processo de aquisição.

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Biografia do Autor

Luzia Miscow da Cruz Payão, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Professora adjunta do curso de Fonoaudiologia. Doutora em em Letras / Linguística pela Universidade Federal de Alagoas.

Bárbara de Lavra-Pinto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fonoaudióloga do curso de Fonoaudiologia. Mestre em Letras / Linguística pela PUCRS.

Queiti Carvalho

Mestre em Letras / Linguística pela PUCRS

Queiti Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Letras / Linguística pela PUCRS

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Publicado

2012-01-31

Como Citar

Payão, L. M. da C., Lavra-Pinto, B. de, Carvalho, Q., & Carvalho, Q. (2012). Características clínicas da apraxia de fala na infância: revisão de literatura. Letras De Hoje, 47(1), 24–29. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/article/view/10245

Edição

Seção

Linguagem e Cognição: interfaces entre Linguística, Psicologia e Neurociências