Características clínicas da apraxia de fala na infância: revisão de literatura
Palavras-chave:
Transtornos do desenvolvimento da linguagem, Transtornos da Articulação, ApraxiasResumo
A falta de precisão e consistência dos movimentos de fala na ausência de déficits neuromusculares são características de quadros de apraxia. A alteração ocorre no planejamento e/ou programação de parâmetros espaço-temporais das sequências dos movimentos, resultando em erros na produção dos sons da fala e alterações prosódicas. Essa revisão de literatura pretende abordar a produção normal do gesto articulatório no contexto da fala encadeada, semelhanças e diferenças entre a apraxia de fala na infância e a apraxia adquirida no adulto, além de características encontradas na literatura que auxiliam no diagnóstico da apraxia infantil. Os quadros de apraxia em adultos, ao contrário dos infantis, correspondem a uma perda de função neurológica. Em crianças, essa desordem prejudica o desenvolvimento de funções que estão em processo de aquisição.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.