As ideias nascem do real: ensaio sobre museus de arte

  • João Pedro Fróis Faculdade de Belas Artes de Lisboa
Palavras-chave: Museus de arte, experiência estética, espaço potencial, regressão, divertimento, aprendizagem.

Resumo

Este ensaio tem como objectivo examinar as mediações educacionais propostas pelos museus. A reflexão proposta, de modo claro, pretende legitimar a dimensão pedagógica do museu de arte. O texto organiza-se em duas partes: na primeira, situamos a problemática em aberto no contexto português; na segunda, é dada voz à urgência de inovação neste domínio em análise. Utilizamos três conceitos – fora da museologia – para a compreensão da experiência estética dos visitantes de museus de arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro Fróis, Faculdade de Belas Artes de Lisboa
Mestre de Artes em Psicologia pela Universidade de São Pestesburgo (Rússia) e Professor Investigador da Faculdade de Belas Artes de Lisboa (Portugal)
Como Citar
Fróis, J. P. (2011). As ideias nascem do real: ensaio sobre museus de arte. Educação, 34(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/9277
Seção
Dossiê - Arte, cultura, educação: mutações