Territórios das escritas do eu: pensar a profissão – narrar a vida

Autores

  • Elizeu Clementino de Souza Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

profissão docente, memória e formação, pesquisa (auto)biográfica, entrevistas narrativas

Resumo

O texto apresenta reflexões sobre possíveis aproximações entre memória, formação e profissionalização, para discutir percursos pessoais e coletivos de educadores, com vistas a destacar um corpo de saberes experienciado pelos professores e um sistema normativo de controle do magistério, no campo educacional baiano. Discute como imprimiram marcas no tocante à história da profissão docente, a partir da discussão teórica sobre entrevistas narrativas realizadas com educadores baianos que exerceram fortes influências no cenário educacional da Bahia entre os anos 1940 e 1980 e ainda exercem, atualmente, um ‘ofício’ profissional. O eixo central deste trabalho consiste em discutir questões concernentes à história da profissão e da profissionalização docente, no país, e a aspectos teórico-metodológicos das entrevistas narrativas.

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Biografia do Autor

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Plizeu Clementino de Souza possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1989) , graduação em Pedagogia Com Habilitação Em Supervisão Escolar pela Universidade Católica do Salvador (1990) , especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro de Estudos de Pós Graduação Olga Mettig (1991) , mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia, Professor Adjunto do Centro de Estudos de Pós Graduação Olga Mettig, Coordenador do Gt 13 - Educação Fundamental do Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, Membro de corpo editorial do Educação em Questão, Membro de corpo editorial do Educação Unisinos e Membro de corpo editorial da Revista Reciprocités. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Formação inicial de professores, Narrativas de formação, estágio supervisioado. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

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Como Citar

de Souza, E. C. (2011). Territórios das escritas do eu: pensar a profissão – narrar a vida. Educação, 34(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/8707