Pesquisar a escola com narrativas docentes e grupo de discussão

  • Rosane Kreusburg Molina UNISINOS
  • Vicente Molina Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: pesquisa qualitativa, educação, narrativa, grupo de discussão

Resumo

O artigo discute os aspectos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa em educação que sustentam experiências investigativas dos autores em estudos de impactos de políticas educacionais na dinâmica da organização escolar, na perspectiva docente. Aborda principalmente os fundamentos que sustentam a narrativa e o grupo de discussão como instrumentos de coleta de dados em pesquisas com processos analíticos indutivos, que se pautam pelos princípios da Teoria Fundamentada. As reflexões produzidas destacam que a complexidade dos objetos das ciências humanas exige a articulação criativa, com rigor e ética, de conhecimentos, desenhos metodológicos, instrumentos e processos analíticos interpretativos para compreender os fenômenos estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Kreusburg Molina, UNISINOS
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO LINHA DE PESQUISA: EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E POLÍTICAS
Vicente Molina Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professor de Graduação e Pós-Graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Pesquisador do CNPq; Coordenador do Grupo de Pesquisa F3PEFICE.
Publicado
2012-11-05
Como Citar
Molina, R. K., & Neto, V. M. (2012). Pesquisar a escola com narrativas docentes e grupo de discussão. Educação, 35(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8538