O Diálogo Acadêmico Entre Orientadores e Orientandos

  • Cleide Maria Quevedo Quixadá Viana
  • Ilma Passos Alencastro Veiga
Palavras-chave: educação superior, pós-graduação, orientação acadêmica.

Resumo

O texto tem o objetivo de discutir a voz de orientandos e seus respectivos orientadores sobre as contribuições e fragilidades de ambos para o êxito da produção acadêmica. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida em cursos de pós-graduação da UnB. O campo empírico foi o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação. Os sujeitos da pesquisa foram vinte e oito alunos egressos do mestrado, com seus respectivos orientadores, no total de dezoito. O instrumento de pesquisa aplicado ao orientando foi o questionário e, ao orientador, a entrevista. A pesquisa revelou que, nem sempre, a forma como orientador e orientando se apresentam corresponde ao olhar do outro, apesar da identificação de pontos convergentes. Entender os meandros do cruzamento desses olhares é o desafio do texto

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide Maria Quevedo Quixadá Viana
Doutora em Educação. Professora Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
Ilma Passos Alencastro Veiga
Doutora em Educação. Pesquisadora Associada Senior da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e Professora da Faculdade de Educação do Centro Universitário de Brasília.
Como Citar
Viana, C. M. Q. Q., & Veiga, I. P. A. (2010). O Diálogo Acadêmico Entre Orientadores e Orientandos. Educação, 33(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8079