A didática na Formação Pedagógica de Professores

  • Pura Lúcia Oliver Martin
  • Joana Paulin Romanowski
Palavras-chave: didática, formação de professores, licenciatura, teoria e prática.

Resumo

Esse artigo discute a didática na formação pedagógica de professores nos cursos de licenciaturas, as prioridades estabelecidas para a formação dos professores, a tendência e o papel da didática nessa formação hoje. Resulta de pesquisa de abordagem qualitativa com professores e coordenadores dos cursos de licenciatura de cinco universidades do Paraná. Mostra que a didática tende a priorizar aspectos específicos do fazer pedagógico em detrimento da sua dimensão de totalidade. Indica uma ênfase na aprendizagem: “aprender a aprender”, centralizada no aluno como sujeito intelectualmente ativo, criativo, produtivo, capaz de dominar os processos de aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pura Lúcia Oliver Martin
Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR. Coordenadora do GT Didática da ANPED.
Joana Paulin Romanowski
Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR. Coordenadora do GT Formação de Professores da ANPED.
Como Citar
Martin, P. L. O., & Romanowski, J. P. (2010). A didática na Formação Pedagógica de Professores. Educação, 33(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8077