A tessitura de experiências compartilhadas, negociadas e potencializadas no currículo no ensino superior

Autores

  • Kezia Rodrigues Nunes UFES
  • Carlos Eduardo Ferraço UFES

Palavras-chave:

ensino superior, currículo, experiência

Resumo

Este trabalho discute processos de formação de uma turma do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo na perspectiva do currículo em rede, que considera uma multirreferencialidade na tessitura de diferentes campos discursivos e exercita outras racionalidades, ao enredar saberes, fazeres, poderes e subjetividades. Utiliza os ensaios e outras produções individuais e coletivas dos alunosprofessores em formação inicial, a fim de debater seus usos e apropriações, bem como seus modos particulares de consumo a respeito do currículo. Essa articulação permite pensar em cartografias que superem a linearidade, a ordenação e as dicotomias impressas na racionalidade hegemônica e nos modelos consagrados de pesquisa, em busca de outros modos de discutir os cotidianos como espaçotempo de criação e de experiência, considerando a complexidade que envolve essa tessitura.

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Biografia do Autor

Kezia Rodrigues Nunes, UFES

Mestre em Educação Física. Doutoranda em Educação. Membro do Grupo PROTEORIA e do Grupo NUPEC3

Carlos Eduardo Ferraço, UFES

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFES). Coordenador do Grupo NUPEC3.

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Publicado

2011-10-04

Como Citar

Nunes, K. R., & Ferraço, C. E. (2011). A tessitura de experiências compartilhadas, negociadas e potencializadas no currículo no ensino superior. Educação, 34(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/7955