Crítica à moral e educação: sobre o espírito livre de Nietzsche

  • José Fernandes Weber Universidade Estadual - (UEL)
Palavras-chave: moral, Nietzsche, educação, espírito livre

Resumo

O artigo apresenta as reflexões sobre a educação (Erziehung) presente nas obras Humano, Demasiado Humano e Aurora, de Friedrich Wilhelm Nietzsche. Num primeiro momento, apresenta-se a crítica de Nietzsche à moralidade dos costumes e a relação com suas reflexões sobre a educação; num segundo momento, mostra-se a peculiaridade da figura do espírito livre e sua relação com esta crítica. O espírito livre é a tipologia em que a crítica à moralidade dos costumes atinge a sua maturidade, uma espécie de consciência positiva da necessidade incontornável da crítica.

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Biografia do Autor

José Fernandes Weber, Universidade Estadual - (UEL)
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (SP, Brasil) e Professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PR, Brasil).
Publicado
2011-04-14
Como Citar
Weber, J. F. (2011). Crítica à moral e educação: sobre o espírito livre de Nietzsche. Educação, 34(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/7753