Nos interstícios da cultura: as contribuições da filosofia intercultural
Palavras-chave:
interculturalidade, filosofia intercultural, educação, diálogoResumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir a importância da Interculturalidade no campo da educação. Aprofunda-se, desse modo, o conceito de cultura em diferentes autores para, a partir do pensamento do filósofo cubano Raúl Fornet-Betancourt, refletir as contribuições da filosofia intercultural na educação. Quando pensamos desde os interstícios da cultura intencionamos provocar a reflexão para um tema que parece ter sido tão discutido por diferentes áreas do conhecimento, inclusive pela própria Educação. Contudo, pensar a cultura dentro do atual contexto em que vivemos nos exige fundamentalmente compreender a complexidade das relações entre as diversas culturas. A interculturalidade se apresenta assim como uma exigência ética de reconhecimento do outro onde o diálogo torna-se um exercício de justiça.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.