Educação popular e formação de professores: uma experiência em construção
Palavras-chave:
Educação Popular, formação de professores, emancipação.Resumo
O presente artigo, ao apresentar a construção de um Curso de Formação de Professores em Ciências Naturais e Matemática do Campus Universitário de Sinop da Universidade Federal Mato Grosso/UFMT, busca compreender algumas inovações e limitações no tocante ao acesso à formação acadêmica de jovens trabalhadores à Educação Superior. O objetivo é estabelecer uma relação entre a perspectiva de Educação Popular e a formação inicial de professores para as Ciências Naturais e a Matemática. No desenho curricular, destacam-se aspectos capazes de se identificar com a “racionalidade cosmopolita”, que, ajustandose à transição, poderá expandir o presente e contrair o futuro. O currículo em seu desenho se distingue da organização dos currículos convencionais no trato que atribui à teoria e à prática, mediado pela significação de trabalhadores que protagonizam uma situação singular, como educandos que problematizam temas surgidos das circunstâncias do seu mundo de vida, de trabalho e de escolarização.Downloads
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Como Citar
Grunennvaldt, A. C. R., Barbosa, E. P., Guilardi Junior, F., Grunennvaldt, J. T., & Moraes, M. C. de. (2010). Educação popular e formação de professores: uma experiência em construção. Educação, 33(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/7347
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