Literatura infantil e a produção de uma ‘outra’ infância

  • Betina Hillesheim
  • Neuza Maria de Fátima Guareschi
Palavras-chave: Literatura infantil, concepção de infância, discurso pedagógico.

Resumo

Este trabalho busca discutir, a partir do estudo de um texto da literatura infantil brasileira contemporânea, como esta forja determinados conceitos sobre infância, os quais vêm sustentar determinadas formas de ver, descrever, compreender e viver a mesma. Deste modo, analisou-se um texto que pretende abordar o que se convencionou chamar como infância excluída. A análise realizada problematiza as seguintes questões: 1) a produção de uma infância ‘perigosa’; 2) a concepção da infância como um lugar de inscrição, a partir de um discurso adultocêntrico e 3) o entrelaçamento do texto com o discurso pedagógico multiculturalista liberal ou humanista.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Hillesheim, B., & Guareschi, N. M. de F. (2009). Literatura infantil e a produção de uma ‘outra’ infância. Educação, 32(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/5523
Seção
Artigos