A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico

  • Leila Leila Said Assef Mendes Universidade Federal do Pará
  • Tatyane Souza Ramos
  • Fernando Augusto Ramos Pontes
  • Daniela Castro dos Reis
  • Simone Souza da Costa Silva
  • Sarah Danielle Baia da Silva
Palavras-chave: Ribeirinho, contexto, escola

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi descrever a prática docente em um contexto ribeirinho. Participaram deste estudo, uma educadora e os alunos de uma escola ribeirinha amazônica situada na ilha do Marajó, estado do Pará. Para coleta de dados, foram utilizadas duas técnicas da pesquisa qualitativa: a observação participante das aulas (notas de campo) e as entrevistas. As conclusões iniciais revelaram que a prática docente é realizada de forma insatisfatória, em função da pouca interação entre os vários sistemas dinâmicos que constituem este contexto aliada às condições precárias da escola, sem recursos didáticos e pouca formação docente. Descritores – Contexto escolar ribeirinho; pesquisa qualitativa; docência.

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Publicado
2008-03-14
Como Citar
Assef Mendes, L. L. S., Ramos, T. S., Pontes, F. A. R., Reis, D. C. dos, Silva, S. S. da C., & Silva, S. D. B. da. (2008). A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico. Educação, 31(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/551
Seção
Artigos