Apropriação de instrumentos simbólicos: implicações para o desenvolvimento humano

  • Marta Sueli de Faria Sforni
  • Maria Terezinha Bellanda Galuch
Palavras-chave: Aprendizagem, desenvolvimento humano, avaliação, educação escolar. Learning, human development, evaluation, school education.

Resumo

Os resultados de exames oficiais de avaliação têm revelado que, nos últimos anos, os estudantes brasileiros da educação básica não têm atingido o desempenho esperado para esse nível de ensino. Com base na teoria histórico-cultural, este trabalho apresenta uma reflexão sobre o impacto do baixo desempenho escolar dos alunos na sua formação e desenvolvimento humano. Toma como pressuposto que a apropriação dos instrumentos simbólicos é o processo mediante o qual se produz em cada sujeito o desenvolvimento conquistado pelo gênero humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Sueli de Faria Sforni
Doutora em Educação – USP. Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – UEM.
Maria Terezinha Bellanda Galuch
Doutora em Educação: História, Política, Sociedade – PUC-SP. Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – UEM.
Como Citar
Sforni, M. S. de F., & Galuch, M. T. B. (2009). Apropriação de instrumentos simbólicos: implicações para o desenvolvimento humano. Educação, 32(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/5140
Seção
Ponto de Vista